Home Catalão O QUE 2021 RESERVA PARA CAIADO E MAGUITO

O QUE 2021 RESERVA PARA CAIADO E MAGUITO

by Rosana

vitórias importantes para a equipe de transição na Prefeitura de Goiânia e aos projetos do Estado na Assembleia

A segunda quinzena de dezembro mostrou que em política tudo é possível. Inclusive a aprovação de propostas que pareciam improváveis de serem votadas com a anuência de quem advogou contra o texto no plenário do Legislativo. Tanto a equipe de transição do prefeito Maguito Vilela (MDB), ainda internado em São Paulo para tratamento das sequelas da Covid-19, quando a base de sustentação do governador Ronaldo Caiado (DEM) encerraram o ano de 2020 com avanços importantes junto aos parlamentares da capital e do Estado.

Enquanto Caiado conseguiu reverter a rejeição por dois votos a menos do que o necessário para aprovar a emenda que congela as progressões de carreira dos servidores estaduais e outras pautas de interesse do governo na Assembleia Legislativa poucas semanas depois do revés, os vereadores de Goiânia se mostraram dispostos a aderir ao projeto maguitista antes mesmo do seu início. Inclusive com votações em dois turnos que duraram menos de 24 horas. O que se imaginava que poderia ser um pequeno grupo eleito na chapa do senador e candidato derrotado para prefeito da capital, Vanderlan Cardoso (PSD), se tornou um campo aberto para negociações que pudessem ampliar a adesão ao projeto do MDB na Câmara.

Contar com dois grandes defensores das pautas do Executivo estadual no Legislativo, o caso do líder do governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), e do presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSB), coloca o governador em posição vantajosa na hora de negociar a aprovação das propostas. Um momento bem mais tranquilo do que o vivido no início do primeiro ano de gestão, com salários atrasados de dezembro dos servidores estaduais. Mesmo sem os 25 parlamentares na base aliada para aprovar com facilidade Propostas de Emenda à Constituição Estadual (PECs), Caiado conta com fiadores dispostos a articular a aprovação dos textos com foco no convencimento dos colegas no plenário.

Início positivo

Já a gestão Maguito nem havia começado e as propostas de interesse do novo prefeito se tornaram realidade sem precisar da presença do eleito na Câmara. A equipe de transição, liderada pelo presidente estadual do MDB, ex-deputado federal Daniel Vilela, e pelo vice-prefeito e ex-vereador Rogério Cruz (Republicanos), transformou em realidade em tempo recorde o IPTU Social, que beneficiará famílias de baixa renda, a reforma administrativa, que ciará estruturas propostas durante a campanha na prefeitura, e fortaleceu o perfil conciliador do novo chefe do Executivo municipal.

Se o emedebista que assume agora a Prefeitura de Goiânia é conhecido pelo perfil institucional de governar, sem criar atritos com adversários e por negociar com aqueles que, aparentemente, podem ser oponentes de seu grupo político em 2022, o governador trabalha desde o dia seguinte ao fim do primeiro turno das eleições municipais para ampliar sua já fortalecida base com prefeitos do interior. Com as derrotas em Goiânia e Aparecida de Goiânia, Caiado foi atrás do que todo governador precisa realizar: alianças com os novos administradores, eleitos ou reeleitos, nos outros 244 municípios goianos. Para isso, o democrata contará com a força da máquina estatal, o que, até aqui, faz parte do jogo político. São cartas fortes que precisam ser usadas na corrida pela reeleição.

FONTE: JUACONTECIMENTOS

You may also like

Leave a Comment