Chuvas intensas marcaram o último sábado (23/11) em Catalão. Elas começaram no final da manhã, deram uma breve trégua e retornaram no início da noite, persistindo até a madrugada de domingo (24/11).
O climatologista Rafael de Ávila, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), informou que o acumulado de chuva em 24 horas foi de 76,4 mm. O dado foi registrado pela Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esse volume corresponde a 41% da média de precipitação de novembro.
Na sexta-feira (22/11), Rafael de Ávila já havia alertado sobre o fim de semana chuvoso. Ele explicou que o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil favoreceria a formação de áreas de instabilidade em Goiás. Ele também destacou a possibilidade de tempestades, com rajadas de vento e descargas atmosféricas.
As previsões do professor se confirmaram, evidenciando a importância do monitoramento meteorológico para alertar a população sobre condições climáticas adversas.
Com informações do Professor Rafael de Ávila Rodrigues / Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT / CIMEHGO.