Home Goiás Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

by Rosana

 

78ª edição do Festival de Cannes terá a presença do curador e diretor goiano Cristiano Sousa

Com apoio do governo estadual, curador goiano participa do maior festival de cinema do mundo e fortalece a presença do audiovisual brasileiro no cenário internacional

O cinema goiano atravessa fronteiras e ganha visibilidade internacional com a presença do curador e diretor Cristiano Sousa na 78ª edição do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados eventos do audiovisual global. Realizada com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), a viagem marca uma importante iniciativa de internacionalização da produção cultural do estado.

Cristiano enxerga sua participação como uma chance de ampliar as conexões do audiovisual goiano com o mercado internacional. Para ele, estar em Cannes é uma oportunidade de articulação estratégica com produtores, distribuidores e investidores de diversos países. “Essa vivência será essencial para impulsionar o cinema de Goiás no exterior, fortalecer redes de colaboração e atrair recursos que impactem positivamente o setor local”, destaca.

Além de representar Goiás, o curador também participa do festival como membro de duas importantes instituições do setor: é secretário do Fórum de Festivais e vice-presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico. Em Cannes, integra a programação de espaços como o painel Brazil – Country of Honour, as exibições do Marché du Film, o Cine Latinoamericano y Caribeño e o Fantastic Pavilion. Também participa de encontros com grandes players e plataformas no Innovation Village, e de reuniões institucionais com entidades como Spcine, RioFilme, World Woman Foundation e Hubert Bals Fund.

*Quem é Cristiano Sousa*
Com sólida formação acadêmica, Cristiano é mestre e doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua experiência como curador e jurado de festivais é reconhecida nacional e internacionalmente. Atualmente, é responsável pela curadoria e direção de festivais realizados no Centro-Oeste e atua como secretário-geral do Fórum dos Festivais, entidade que estimula o intercâmbio entre eventos cinematográficos no Brasil.

No contexto latino-americano, ocupa a vice-presidência da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico e é um dos fundadores da Divercilac, rede que conecta festivais voltados à diversidade de gênero e sexualidade. Em reconhecimento à sua contribuição ao audiovisual e à promoção da diversidade, Cristiano foi homenageado em 2025 com a Medalha de Honra ao Mérito Cultural na categoria audiovisual pelo Governo de Goiás, no Prêmio Jaburu — a maior honraria cultural do estado. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Jorge Lafond, concedido pelo governo federal.

*Referência global no audiovisual*
Criado em 1946, como resposta ao domínio italiano do Festival de Veneza, o Festival de Cannes se consolidou como referência mundial ao impulsionar movimentos autorais como a nouvelle vague, nos anos 1950 e 1960. Com seu olhar voltado para obras de grande valor artístico e narrativas inovadoras, o evento se tornou símbolo de prestígio e vanguarda no cinema. Estar presente em Cannes, portanto, é mais que uma vitrine: é participar de um espaço que molda tendências e promove encontros que definem o futuro do audiovisual.

Foto: Mário Amaral

*Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás*

You may also like

Leave a Comment