Evento realizado no auditório da OAB Catalão reuniu desembargadores, o prefeito Velomar Rios e o presidente da subseção local da OAB, Thadeu Botega Aguiar, para destacar a Ouvidoria como canal de escuta, transparência e aproximação institucional
Na manhã desta sexta-feira (1º/8), no auditório da OAB Catalão, foi realizada a ação Ouvidoria Ativada do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, com a presença do presidente do TRT, desembargador Eugênio José Cesário Rosa; do Ouvidor, desembargador Daniel Viana Júnior; da desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque; do prefeito de Catalão, Velomar Rios; e do presidente da OAB subseção Catalão, Thadeu Aguiar, cuja atuação foi decisiva para viabilizar o diálogo entre o Tribunal e a comunidade local.
A iniciativa reforça o compromisso do TRT-18 em ampliar a escuta ativa da sociedade por meio da Ouvidoria, consolidando-a como porta aberta para manifestações sobre os serviços prestados pela Justiça do Trabalho. A ação também evidencia a relevância da cooperação institucional, especialmente da OAB Catalão, que, sob a liderança de Thadeu Aguiar, tem se destacado na articulação de ações que aproximam o Judiciário da sociedade.
O evento teve início com a presença dos três magistrados que representam os canais de escuta do TRT-18: o presidente Eugênio José Cesário Rosa, o ouvidor Daniel Viana Júnior e a desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque, responsável pelas iniciativas da Ouvidoria da Mulher.
Em sua fala, o prefeito Velomar Rios, que também é advogado, deu as boas-vindas aos presentes e destacou as características da cidade: “Catalão é uma cidade diferenciada dos demais municípios brasileiros pela capacidade de diversidade de economia. É uma cidade que tem um povo ordeiro, um povo trabalhador, sejam muito bem-vindos. ”
Thadeu Botega Aguiar, presidente da OAB subseção Catalão, reforçou a importância da aproximação entre a advocacia e a Justiça do Trabalho, destacando a Ouvidoria como ferramenta essencial de acesso, escuta e transparência para os cidadãos e operadores do direito. Sua fala reafirmou o papel da OAB como ponte entre a sociedade e as instituições públicas.
A Ouvidoria do TRT-18 foi apresentada como canal institucional para o recebimento de reclamações, sugestões, elogios, denúncias e outras manifestações, com estrutura voltada ao registro, encaminhamento e acompanhamento das demandas — inclusive com possibilidade de tratamento sigiloso e retorno fundamentado aos usuários.