Curso de capacitação de professores da rede pública é gratuita e as inscrições vão até o dia 12 de setembro
Programa Codifica+ foi desenvolvido especialmente para o contexto educacional brasileiro e atende professores do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e médio das redes municipal, estadual e federal
Em parceria com o British Council, o Governo de Goiás abriu inscrições para curso gratuito de capacitação de professores da rede pública em pensamento computacional e habilidades de programação. As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro pelo link abre.go.gov.br/codificagoias. O programa Codifica+, feito no Estado com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é destinado a professores do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e médio.
O programa foi desenvolvido especialmente para o contexto educacional brasileiro, apoiando redes públicas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seu complemento para a área de computação. Em ambos os módulos, o pensamento computacional é apresentado como uma ferramenta transversal, capaz de potencializar o ensino em diversas disciplinas, não apenas nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
“Ao capacitar os professores das redes municipal, estadual e federal com habilidades de ponta em tecnologia, estamos preparando nossos alunos para prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto. Em sua primeira fase, em 2024, o programa certificou 55 professores em Goiás, envolvendo docentes das três redes.
Os cursos oferecem estratégias práticas para integrar o raciocínio lógico e estruturado a matérias como matemática, história, português e ciências, por meio de propostas que podem ser aplicadas com ou sem o uso de tecnologia (plugadas ou desplugadas). Além disso, os educadores têm acesso a sugestões de atividades online e offline, alinhadas à realidade das escolas públicas. Faz parte também da formação a abordagem transversal de princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), que permeiam todo o conteúdo e incentivam práticas pedagógicas mais inclusivas desde a base.
A primeira turma do programa recebeu mais de 250 inscrições. “O sucesso da iniciativa em Goiás mostra que podemos replicar esse impacto em outros estados. A primeira fase do programa comprovou sua eficácia como uma solução acessível e inovadora para fortalecer a educação pública, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o século 21. Agora, convidamos líderes educacionais, empresas e organizações do terceiro setor a se unirem a essa expansão, ajudando a levar formação de qualidade para professores em todo o Brasil”, afirma a diretora de Engajamento Cultural do British Council Brasil, Diana Daste.
Como parte da primeira edição do Codifica+, em 2024, foi realizada em Goiás a competição Learning Sectors, um desafio inédito de pensamento computacional com apoio da Fórmula 1. A atividade envolveu mais de 150 equipes de professores e estudantes do Ensino Médio das redes públicas de Goiás e do Centro Paula Souza (SP), em uma jornada de aprendizagem com oficinas online, atividades práticas e colaboração. As equipes mapearam problemas reais em suas comunidades e criaram soluções voltadas à acessibilidade, sustentabilidade e inclusão.
Ao todo, 106 projetos se transformaram em protótipos testados e aprimorados com base em feedback real. Os finalistas foram avaliados por critérios como originalidade, viabilidade e impacto social. Três alunas do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza, em Anápolis, venceram a competição e vão participar de uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em novembro, com despesas totalmente pagas, vivenciando de perto a conexão entre educação, inovação e tecnologia.
Fotos: Secti
*Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás*