Home Goiás Goiás abre inscrições para programa que capacita professores em pensamento computacional

Goiás abre inscrições para programa que capacita professores em pensamento computacional

by Rosana

 

Curso de capacitação de professores da rede pública é gratuita e as inscrições vão até o dia 12 de setembro

Programa Codifica+ foi desenvolvido especialmente para o contexto educacional brasileiro e atende professores do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e médio das redes municipal, estadual e federal

Em parceria com o British Council, o Governo de Goiás abriu inscrições para curso gratuito de capacitação de professores da rede pública em pensamento computacional e habilidades de programação. As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro pelo link abre.go.gov.br/codificagoias. O programa Codifica+, feito no Estado com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é destinado a professores do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e médio.

O programa foi desenvolvido especialmente para o contexto educacional brasileiro, apoiando redes públicas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seu complemento para a área de computação. Em ambos os módulos, o pensamento computacional é apresentado como uma ferramenta transversal, capaz de potencializar o ensino em diversas disciplinas, não apenas nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

“Ao capacitar os professores das redes municipal, estadual e federal com habilidades de ponta em tecnologia, estamos preparando nossos alunos para prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto. Em sua primeira fase, em 2024, o programa certificou 55 professores em Goiás, envolvendo docentes das três redes.

Os cursos oferecem estratégias práticas para integrar o raciocínio lógico e estruturado a matérias como matemática, história, português e ciências, por meio de propostas que podem ser aplicadas com ou sem o uso de tecnologia (plugadas ou desplugadas). Além disso, os educadores têm acesso a sugestões de atividades online e offline, alinhadas à realidade das escolas públicas. Faz parte também da formação a abordagem transversal de princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), que permeiam todo o conteúdo e incentivam práticas pedagógicas mais inclusivas desde a base.

A primeira turma do programa recebeu mais de 250 inscrições. “O sucesso da iniciativa em Goiás mostra que podemos replicar esse impacto em outros estados. A primeira fase do programa comprovou sua eficácia como uma solução acessível e inovadora para fortalecer a educação pública, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o século 21. Agora, convidamos líderes educacionais, empresas e organizações do terceiro setor a se unirem a essa expansão, ajudando a levar formação de qualidade para professores em todo o Brasil”, afirma a diretora de Engajamento Cultural do British Council Brasil, Diana Daste.

Como parte da primeira edição do Codifica+, em 2024, foi realizada em Goiás a competição Learning Sectors, um desafio inédito de pensamento computacional com apoio da Fórmula 1. A atividade envolveu mais de 150 equipes de professores e estudantes do Ensino Médio das redes públicas de Goiás e do Centro Paula Souza (SP), em uma jornada de aprendizagem com oficinas online, atividades práticas e colaboração. As equipes mapearam problemas reais em suas comunidades e criaram soluções voltadas à acessibilidade, sustentabilidade e inclusão.

Ao todo, 106 projetos se transformaram em protótipos testados e aprimorados com base em feedback real. Os finalistas foram avaliados por critérios como originalidade, viabilidade e impacto social. Três alunas do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza, em Anápolis, venceram a competição e vão participar de uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em novembro, com despesas totalmente pagas, vivenciando de perto a conexão entre educação, inovação e tecnologia.

Fotos: Secti

*Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás*

You may also like

Leave a Comment