Home Goiás Governo de Goiás lança edital que busca tecnologia para ampliar transplantes de córnea

Governo de Goiás lança edital que busca tecnologia para ampliar transplantes de córnea

by Rosana

 

Governo de Goiás apresenta o primeiro edital CPSI do GovTech, com foco na melhoria dos indicadores de transplantes de córnea

_Iniciativa faz parte do programa GovTech e busca por uma solução inovadora capaz de reduzir subnotificações de potenciais doadores no estado_

O Governo de Goiás lançou nesta sexta-feira (5/12) o primeiro edital do programa GovTech no modelo de Contratação Pública para Solução Inovadora (CPSI) para a área da saúde, com o objetivo de contratar startups para sanar a subnotificação de potenciais doares de córneas no estado. Promovida por meio de parcerias entre as secretarias de Saúde (SES), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Administração (Sead), além do Hub Goiás, a iniciativa é a primeira dentro da nova edição do GovTech, programa de inovação aberta que permite ao poder público melhorar a prestação dos serviços públicos à população.

De seis editais previstos para a segunda edição do GovTech, a Saúde é a primeira a divulgar o seu desafio. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser acessado no endereço https://goias.gov.br/saude/govtech/.

De acordo com a gerente de Transplantes da SES, Katiuscia Freitas, Goiás tem mais de 1,8 mil pessoas que aguardam por quase dois anos para realizar um transplante de córnea. “O número é grande porque enfrentamos um problema de subnotificação dos óbitos por parada cardiorrespiratória. Quando o óbito é notificado, muitas vezes a córnea já não pode mais ser captada, pois temos apenas seis horas para realizar todo o trabalho”, explica Katiuscia.

Encontrar uma solução inovadora para reduzir a subnotificação significa impactar vidas diretamente. “O transplante de córnea proporciona uma melhor qualidade de vida, devolvendo a visão para essas pessoas que muitas vezes deixam de fazer as atividades de rotina diária por conta da perda da visão. Nossa expectativa é encontrar uma solução inovadora que nos ajude a aumentar o número de doações, possibilitando um número maior de transplantes e talvez até zerar essa lista de transplantes de córnea em Goiás”, completa a gerente.

*Solução inovadora*
A novidade deste ano do programa GovTech é o modelo de Contratação Pública para Solução Inovadora (CPSI). A modalidade, prevista na legislação brasileira, permite que a administração pública contrate soluções inovadoras, ainda em desenvolvimento ou com grau de novidade, para enfrentar desafios específicos da gestão pública.

“É uma nova forma de o setor público enxergar a inovação, a fim de tornar Goiás uma referência nacional na adoção de soluções tecnológicas que melhorem os serviços aos goianos, e faremos isso por meio do Hub Goiás, atraindo startups de todo o país”, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Entre seus benefícios, a CPSI possibilita envolver startups, empresas de tecnologia e até pessoas físicas de forma legal e estruturada; testar protótipos antes de uma contratação definitiva; ajustar as soluções às necessidades reais da Saúde; e reduzir vulnerabilidades, garantindo expectativas realistas de resultado. “A CPSI permite que o governo deixe de ser apenas um comprador e passe a ser cocriador de soluções que realmente atendem às necessidades da sociedade”, afirma o secretário de Estado da Administração, Alan Farias Tavares.

Foto 1: SES

Foto 2: Wesley Costa

*Secretarias da Saúde | da Administração | de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás*

You may also like

Leave a Comment