Unidades estaduais operam em regime de plantão no Carnaval para assegurar atendimento à população
Serviços de emergência e cirurgias seguem normalmente; atendimentos ambulatoriais e exames de rotina serão suspensos em algumas unidades
Os hospitais e unidades de saúde estaduais, em Goiânia e no interior, vão manter o funcionamento para atendimentos de urgência e emergência na segunda e na terça-feira (16 e 17/2), durante o feriado prolongado de Carnaval. A assistência aos pacientes internados também seguirá sem interrupção em todas as unidades com esse perfil. Os setores administrativos e ambulatórios voltam a funcionar integralmente na quarta-feira de cinzas (18/2), em geral, a partir das 14h. No entanto, há unidades em que esses setores recomeçam às 7h e outras às 12h.
Em Goiânia, o regime de plantão para urgência e emergência será mantido pelos hospitais estaduais da Mulher (Hemu), da Criança e do Adolescente (Hecad), de Urgências de Goiás (Hugo), de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol), de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Hemnsl).
Na Região Metropolitana e no interior, o plantão seguirá normalmente para emergências durante o feriado prolongado nos hospitais estaduais de Pirenópolis (Heelj), Jataí (HEJ), Jaraguá (Heja), Anápolis (Heana), São Luís de Montes Belos (HESLMB), Luziânia (HEL), Itumbiara (HEI), Aparecida de Goiânia (Heapa) e Santa Helena de Goiás (Herso). Os setores administrativos podem ou não funcionar, conforme as escalas de compensação de banco de horas, na segunda ou na terça-feira. Nos Hospitais Estaduais do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu; de Trindade (Hetrin); de Formosa (HEF); e de Águas Lindas (Heal), os atendimentos seguem normalmente em todas as áreas.
Outras áreas de algumas unidades terão funcionamento diferenciado. No Hugo, os serviços ambulatoriais, os procedimentos de medicina diagnóstica eletiva e as atividades administrativas estarão suspensos na segunda e na terça-feira, retornando na quarta-feira.
Já o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) suspende o atendimento ambulatorial nos dias 16 e 17 de fevereiro, retomando-o a partir das 14h do dia 18. Além dos pacientes internados e regulados para a unidade, serão mantidas também as cirurgias de urgência e os transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos.
No Hemu, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e o Banco de leite (BHL), bem como os serviços de ambulatório e atendimento externo ao público estarão fechados na segunda e na terça-feira, reabrindo na quarta-feira, a partir das 12h.
No Hugol, estarão suspensos na terça-feira os exames agendados e o atendimento ambulatorial. As atividades administrativas serão realizadas por escala de revezamento na segunda e na terça-feira. O banco de sangue fecha na terça-feira, reabrindo na quarta-feira, às 7h.
No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), não haverá atendimento ambulatorial de consultas e terapias apenas na terça-feira. O atendimento aos pacientes internados seguirá normalmente.
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Colônia Santa Marta (HDS) atende normalmente na segunda-feira. Na terça-feira, funcionarão apenas a residência assistencial, a Unidade de Cuidados Prolongados e o Ambulatório de Feridas Crônicas. A normalidade total será retomada às 7h da quarta-feira.
No HDT, o atendimento do ambulatório e da farmácia ambulatorial estará suspenso apenas na terça-feira. O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) também estará com o ambulatório fechado na terça-feira.
No Hecad, exames agendados, atendimento ambulatorial e atividades administrativas estarão suspensos na terça-feira. O pronto-socorro e a assistência aos pacientes internados seguirão sem interrupções.
*Cora*
No Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora), os setores administrativos e o ambulatório não funcionarão na segunda e na terça-feira, voltando à normalidade na quarta-feira. Os demais setores da unidade funcionarão normalmente.
*Cresm*
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), em Aparecida de Goiânia, manterá o atendimento aos pacientes internados durante o feriado, bem como os atendimentos de urgência. Os setores administrativos e ambulatoriais retornam na quarta-feira de cinzas.
*Rede Hemo*
O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo), em Goiânia, estará aberto para atendimento aos doadores de sangue no sábado (14/2), das 8h às 12h. Na segunda-feira, a unidade funcionará no mesmo horário, das 8h às 12h. Na terça-feira, a unidade estará fechada. Todas as atividades voltam integralmente na quarta-feira, a partir das 14h.
As demais unidades localizadas no interior funcionarão na segunda-feira, das 8h às 12h, fecharão na terça-feira e retomarão suas atividades na quarta-feira, a partir das 14h.
*Policlínicas*
Na segunda e na terça-feira, as Policlínicas Estaduais de São Luís de Montes Belos, Goiás, Goianésia e Quirinópolis estarão em recesso, com retomada do atendimento na quarta-feira. As Policlínicas de Posse e Formosa mantêm atendimento normalmente durante o feriado prolongado.
*Cemac Juarez Barbosa e Lacen*
A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) interromperá suas atividades durante o feriado prolongado, reabrindo para atendimento na quarta-feira, a partir das 14h.
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos e emergências, das 8h às 16h. Os serviços administrativos, a retirada de kits e outros insumos estarão suspensos e voltarão à normalidade na quarta-feira, a partir das 14h.
*Assistência toxicológica*
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATOX) permanece em regime de plantão 24 horas. Para orientações, entre em contato pelos telefones: 0800 646 4350 e (62) 3241-2723 (regional) ou 0800 722 6001 | (62) 3287-2851 (nacional). O serviço presta orientações aos profissionais de saúde e ao público em geral sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
*Gerência de Transplantes*
A Gerência de Transplantes de Goiás estará em regime de plantão para atender casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. Profissionais de saúde podem acionar a equipe pelo telefone (62) 3201-2200.
Foto: SES
*Secretaria da Saúde – Governo de Goiás*




