Ronaldo e Gracinha Caiado destacam sucesso da Festa de Trindade: “Momento de agradecermos ao Divino Pai Eterno por toda a graça concedida e pedir que continue nos guiando”
Evento atrai 4,3 milhões de fiéis durante 10 dias. Edição teve inauguração de viaduto e chegada do maior sino de badalo do mundo, que entrou para calendário cultural do Estado
A missa solene de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, reuniu dezenas de milhares de fiéis na manhã deste domingo (6/7), na Praça do Santuário Basílica. Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador Ronaldo Caiado enalteceu a tradição da festividade. “Essa Romaria tem uma história de vida. Ela completa 185 anos de fé e transformação, levando Goiás ao centro das atrações, inclusive no turismo religioso”, reconheceu o chefe do Executivo.
Ao longo dos 10 dias de peregrinação, a festividade atraiu cerca de 4,3 milhões de fiéis, segundo a organização do evento. Somente neste domingo, a estimativa é que 200 mil passaram por Trindade. “São milhões de pessoas que por aqui passam e contam com muito apoio. Todos recebidos com total segurança e com uma estrutura jamais vista para atender os romeiros e a quem por aqui permanece nesses dias”, enfatizou Caiado. “Então, é momento de agradecermos ao Divino Pai Eterno por toda a graça concedida e pedir que continue nos guiando”, completou.
A missa foi celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler. “Todos nós somos peregrinos do céu. Como peregrinos, viemos a esse Santuário”, disse durante a cerimônia em que também pregou sobre diálogo e perdão. A celebração reuniu diversas lideranças religiosas, como o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, e autoridades políticas, como o vice-governador Daniel Vilela, senadores, deputados e vereadores.
*Segurança e suporte ao romeiro*
Durante coletiva de imprensa, Caiado apresentou um breve balanço com os números da segurança pública ao longo da Festa do Divino Pai Eterno. “Foram contabilizados 46 furtos pequenos, e todos os autores presos. Não houve nenhum homicídio ou tentativa de homicídio, nenhum estupro, nenhum roubo. A diminuição de furto foi de 60%. Também recapturamos 11 foragidos da Justiça”, disse o governador. Ele ainda parabenizou o Corpo de Bombeiros no suporte aos romeiros, e demais colaboradores.
Além da logística das forças de segurança, o Estado mantém o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), no km 10 da GO-060. Trata-se de uma estrutura que funcionou durante 24 horas em todos os dias de Romaria, oferecendo alimentação gratuita, atendimento de saúde, apoio psicológico, espaço para descanso, Wi-Fi gratuito e sanitários. “É a maior romaria ao Divino Pai Eterno do mundo. Então, receber os romeiros com estrutura é nosso dever enquanto gestores. A cada ano a gente procura aperfeiçoar ainda mais o CAR, para atendê-los da melhor forma possível”, frisou a primeira-dama Gracinha Caiado.
*Romaria de legados*
Reitor do Santuário Basílica, o padre Marco Aurélio atribuiu o sucesso da festividade aos bastidores, com a parceria entre a Igreja e o poder público. “Sabemos que a coordenação deste grande evento é da igreja. Mas precisamos unir forças, prefeitura, Estado, para que aconteça da melhor forma. Então, se temos uma linda estrutura, ambientes limpos e cidade organizada, é graças ao trabalho conjunto”, celebrou. O religioso também fez um agradecimento especial ao governador e primeira-dama, pela “presença sempre muito afetiva e efetiva”.
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, endossou a importância do trabalho a várias mãos, tudo para oferecer a melhor experiência aos fiéis. “É uma romaria de legados, com entrega de obras e diretrizes. É uma virada de chave no contexto cultural, histórico e econômico do nosso município”, celebrou. Entre as benfeitorias citadas por ele está a inauguração do Viaduto Ronaldo Ramos Caiado Filho, uma obra do Estado orçada em R$ 20,4 milhões. A estrutura facilita o acesso a Trindade e melhora o fluxo do trânsito na GO-060.
Outro feito histórico é a chegada do Vox Patris, o maior sino de badalo do mundo e que a partir de agora é um patrimônio da Basílica do Divino Pai Eterno. O marco inaugural, ocorrido em 1º de julho, foi incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. “É com muito orgulho que nós, deputados e deputadas estaduais, aprovamos a Lei e ela foi sancionada pelo governador Caiado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto.
Fotos: Hegon Corrêa e Walter Folador
*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*