Daniel Vilela participa do encerramento da Festa da Melancia, em Uruana, que celebrou os 77 anos de emancipação política do município, maior produtor de melancia do Brasil
Evento marcou os 77 anos de emancipação política do município, maior produtor de melancia do Brasil
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou neste domingo (14/9) do encerramento da Festa da Melancia, em Uruana, uma das celebrações mais tradicionais do Estado, que neste ano também marcou os 77 anos de emancipação política do município. Representando o governador Ronaldo Caiado, Vilela destacou a relevância de Uruana para o agronegócio goiano e nacional.
“A Festa da Melancia é uma tradição que nasceu na década de 1970 e se transformou em um evento nacional. Mas, para além da festa, temos aqui uma pujança econômica muito grande: Uruana é a maior produtora de melancia do Brasil, com mais de 2.500 hectares plantados. Isso é motivo de orgulho para todos nós e reforça a necessidade de valorizarmos nossos produtores e comerciantes, que têm papel fundamental na economia do Estado”, afirmou.
A presença do vice-governador foi celebrada pelo prefeito de Uruana, Nei Canela, que agradeceu o apoio do governo estadual ao município. “Receber o Daniel aqui é motivo de grande alegria. Ele tem compromisso com Goiás e com a nossa cidade, dando continuidade a um trabalho sério, que tem feito o Estado avançar. Estarmos juntos nesta festa só fortalece a parceria entre Uruana e o governo estadual”, destacou.
A Festa da Melancia é realizada desde 1978, com entrada gratuita, e reúne milhares de visitantes todos os anos. Além de shows e atrações culturais, o evento valoriza a agricultura familiar e o agronegócio regional, com feira de produtos locais, exposições e a tradicional competição de quem come mais melancia, que diverte o público e já se tornou um dos destaques da programação.
*Apoio da Polícia Penal*
Esta edição da Festa da Melancia também contou com o apoio da Polícia Penal de Goiás, que mantém um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Uruana. A parceria garante a utilização da mão de obra de detentos em atividades de limpeza, manutenção e serviços comunitários, assegurando benefícios como trabalho, geração de renda e remição de pena.
Durante a festa, detentos previamente selecionados pela Unidade Prisional de Uruana atuaram diretamente na organização e limpeza do evento, além de auxiliar na distribuição das melancias. Todo o trabalho foi acompanhado por policiais penais, que garantiram a segurança e a escolta durante as atividades.
A supervisora da unidade prisional, Daniele Alves Silva, destacou a importância dessa iniciativa para a sociedade e para os internos. “Esse trabalho é realizado diariamente e, especificamente na Festa da Melancia, conseguimos ampliar a participação dos internos. É uma forma de reintegração, que traz dignidade ao cumprimento da pena. A comunidade nos dá sempre um retorno positivo, reconhecendo o esforço e os resultados”, afirmou.
Vice-governador destaca pujança econômica de Uruana, que produz mais de 2.500 hectares de melancia
Fotos: Jota Eurípedes
*Vice-Governadoria – Governo de Goiás*