População REVOLTADA com a iluminação pública em Catalão: paga-se uma taxa caríssima para a prefeitura e o que se presencia é uma grande quantidade de lâmpadas queimadas na cidade.
Fotos: redes sociais
FONTE: PIRAPITINGA
Quem trabalha no comércio durante a semana só tem o sábado para fazer compras em supermercados
Reclamações de todos os lados, uma verdadeira avalanche de críticas nas redes sociais contra o decreto da prefeitura de Catalão, onde os estabelecimentos comerciais no ramo de alimentação fecha às 13:00h do sábado e só retorna na segunda-feira.
A população entende que pelo menos os supermercados deveriam abrir até as 18:00h no sábado para dar tempo de fazer as compras necessárias e evitar a correria e aglomeração.
Foto: redes sociais
FONTE:BLOG DA VERDADE
Amigos, como pode uma cidade rica que arrecada aproximadamente R$ 1 milhão de reais por dia, com mais de 120 mil pessoas e com o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão fechado para a população, (funcionando apenas para esfaqueados e baleados em sistema de urgência).
Como todos sabem que vai ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão são pessoas mais carentes, que não tem condições de obter um plano de saúde, durante as campanhas políticas, os prefeitáveis usam o Pronto Socorro para prometer a população que o local estará 24 horas aberto, o que é MENTIRA.
As eleições municipais estão chegando novamente, você vai continuar votando errado?
FONTE-BLOG DA VERDADE
Diante de um semestre letivo atípico, a proposta arrojada de atendimento aos beneficiados nos Projetos da Instituição de maneira remota, tomou forma com a participação irrestrita da equipe e estabeleceu o novo normal na rotina da Fundação.
Nesse período de existência e desde sua constituição, que completará 32 anos em 15 de Julho próximo, quantos não foram os desafios que se mantiveram – em alguns momentos – nos caminhos da FENOVA! Por vezes, a falta de aporte financeiro; as dificuldades cotidianas pertinentes ao terceiro setor, que busca aprimoramento profissional; a manutenção dos requisitos legais sempre em consonância; as atualizações profissionais e os percalços naturais de um cotidiano que agrega cerca de 200 crianças em seus projetos sociais com foco na Educação, Cultura, Aprimoramento Profissional e Meio Ambiente.
“Foram situações tangíveis e, de certa forma, de resolução compreensível após uma reunião de equipe, consolidando um desfecho que resultasse em harmonia e volta à rotina. Mas, 2020 trouxe a novidade – uma pandemia”, comentou Raquel Martins Lino Boaventura, Presidente da FENOVA Biênio 2020/2021, ao compartilhar sua percepção.
Fato que já faz parte da nova história da Fundação Nova Vida, a Pandemia da COVID-19 alarmou a todos da FENOVA – como fez com o restante do planeta – que se viu diante de um desafio intangível. “Esse foi o quesito desafiador, haja vista a Fundação atuar direta e cotidianamente com crianças e jovens, movidos pelos Projetos que aproximam, que nutrem novas ideias e propósitos sociais, que pedem o afago do abraço. Logo isso – a essência – foi o que a FENOVA perdeu de largada. Mas, a certeza da superação, essa eu sempre trouxe comigo”, segredou Cleuzadir de Sousa Aires, Diretora Geral da instituição e uma das fundadoras da FENOVA.
E, ao longo dessa jornada de 32 anos, há uma lição transcrita em cada passo desse caminhar de mãos dadas com a comunidade: as provações sempre retiraram da FENOVA o melhor de cada um, quando a proposta é a de criar condições de acesso e continuidade.
“Se há um propósito no contexto da existência social da FENOVA, é o de fazer a diferença na vida de seus alunos, das suas famílias e da comunidade que as cerca”, fomentou Ademar Dias Pereira, Membro Nato e Presidente do Conselho Curador da Fundação Espírita Nova Vida, Biênio 2020/2021.
Afeto presencial
Um cenário de pandemia e emergência que, decretado no estado de Goiás e na cidade de Catalão, foi prontamente acatado pela FENOVA, que se arregimentou e buscou soluções para que houvesse continuidade das aulas do Projeto Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, do Projeto Semear e das atividades que fazem da Fundação o endereço de um pulsar vital – seja por acordes, por entalhes da oficina de luthieria, da produção na marcenaria, das aulas de reforço ou pelos bordados do artesanato, até o brotar de uma muda no viveiro Nova Vida.
Projetos que dependem de afago, de água, de som e de gente unida. “Essa união remota se deu em pouco tempo, com a equipe da FENOVA planejando e articulando as aulas virtuais. Gravadas pelos professores e dirigidas às suas turmas de violão, cavaquinho, viola caipira, baixolão, musicalização e coral, já não havia mais uma distância a ser preenchida nos ‘dias de aulas’. Conseguimos, todos juntos, desenvolver essa ferramenta”, explicou Elton Correia, Coordenador Geral do Projeto Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, que acompanhou de perto o trabalho de excelência de Joel Souza, Diretor Artístico e Regente da Orquestra, que sugeriu a realização das aulas virtuais, replanejou a parte didática e pedagógica do projeto às novas exigências, para que o ensino musical, como acontece desde 2002 em contraturno escolar e presencialmente na Fundação, agora fosse a distância. Vale reforçar que todo esse processo readequado, foi chancelado pelo Ministério da Cidadania, pois o Projeto tem aporte de incentivos fiscais via Lei Rouanet.
A resposta imediata dos alunos e familiares, que se movimentaram para que todos tivessem êxito foi incrível. Do outro lado, uma equipe coesa que buscou soluções de acesso à internet, que entregou instrumentos, partituras e computadores aos alunos desprovidos de acessibilidade digital para acompanhar as aulas. “É certo que este novo cenário social ocasionado pela COVID 19, também trouxe novos desafios para a área cultural, ainda mais para o nosso projeto que tem na sua essência o trabalho social através de práticas musicais coletivas. Contudo, a música – mais uma vez – se apresenta como força motriz e sustentada pela FENOVA prevalece não só como representação artística, cultural e educacional, mas também como ponte de conexão de pessoas”, delineou Joel Souza.
Lançar pontes
A FENOVA é construtora de laços contínuos, de condições que promovam o bem estar social e favoreçam o dinamismo no processo ensino – aprendizagem. E foi isso, entre tantas coisas, que a FENOVA aprimorou ainda mais nesse primeiro semestre de 2020 – e sem poder trocar um abraço. Mas, quanto carinho foi compartilhado por meio de gestos remotos que culminaram em resultados e ações mensuráveis!
Até a postagem do último material do semestre, realizada em 1 de julho de 2020, foram distribuídas e publicadas cerca de 200 videoaulas. Ultrapassamos esse número ao computarmos os materiais com mensagens interativas de otimismo e recomendações de resguardo saudável e seguro, com conteúdos elaborados pela equipe do Projeto Semear, totalizando 20 vídeos.
Ainda, ocorreram atendimentos individuais online e em tempo real às famílias que se manifestaram ou que a percepção da equipe capturou e, assim, fez um contato dirigido através das psicólogas, bem como via profissionais da área pedagógica e psicopedagógica.
No cômpito geral, não são apenas horas e aulas. Agregamos uma experiência única, onde cada qual pode dinamizar-se na Instituição, por meio das reuniões diárias com as equipes, para que esse resultado fosse hoje compartilhado.
Sim, a FENOVA atravessou esse primeiro semestre com a alegria de ter colhido frutos nesse tempo árido de reclusão social, que tanto afastou as pessoas presencialmente, descobrindo uma aproximação bem maior: a do respeito, da empatia e da garantia de que todos são iguais perante os desafios.
A FENOVA é movida pela vontade de vencer cada um deles, porque a Fundação é feita de muitos: alunos, alunas, pais, mães, responsáveis, famílias e comunidade – todos fazem parte dessa história e colaboram para que haja um bom desfecho. Essa é a premissa que dá força à Instituição mesmo na adversidade.
Institucional
Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA – Mais de 30 anos de relacionamento com a comunidade
Oficialmente instituída em 15 de julho de 1988, a entidade fabrica, através da Marcenaria Nova Vida, produtos em madeira – artesanais e industriais -, para manutenção financeira de atividades cotidianas (aulas de reforço, alimentação, orientações de saúde, distribuição sazonal de material escolar e cestas de alimentos) para estudantes de 7 até 17 anos, que ao se inscreverem na Fundação, automaticamente inscrevem-se no Projeto Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida e no Projeto Semear.
O resgate social de crianças e jovens se dá desde o primeiro movimento de um grupo de pessoas que sonhou uma Catalão melhor, por meio da reinserção num mundo digno e igualitário em oportunidades. A fabricação de ‘paletes’ (estrados de madeira) utilizados no transporte da empresa CMOC Brasil – Niobras e a confecção de artesanatos diversos, compõem os primeiros passos em busca da sustentabilidade da Fundação. Os trabalhos artesanais estão à venda na loja NOVA VIDA ARTESANATO que tem o mesmo endereço da FENOVA Unidade I, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, Rua Chico Xavier, 83, em Catalão, Goiás.
A inauguração da Unidade II – Marcenaria Nova Vida – aconteceu em 15 de abril de 2016.Num terreno de 2.640 m², a instalação das dependências industriais, operacionais, escritório, refeitório, banheiros, almoxarifado, guarita, foram concluídas num grande galpão com 509 m², total da área construída.
FENOVA Unidade I – Rua Chico Xavier, 83 Bairro Nossa Senhora de Fátima Catalão – Goiás.
Projetos Culturais, Sociais, Ambientais e Nova Vida Artesanato.
Fone: 55 64 3411 3110
FENOVA Unidade II – Marcenaria Nova Vida – Área industrial, operacional e logística na produção e expedição de ‘paletes’, no DIMIC – Distrito Mínero-Industrial de Catalão – Quadra 10, Módulo 25, Eixo 03 Catalão – Goiás.
Saiba + em
É com muita alegria e satisfação que vi a reportagem publicada no Diário da Manhã desta terça-feira, dia 7, que traz meu nome como uma das grandes revelações do MDB em Goiás. Caminhamos para conciliar o município em torno de uma nova proposta, sem a antiga e negativa política que tanto atrapalha o crescimento da cidade.
“Iriamos nos identificarmos, mas, na duvida melhor não.” Afirma uma moradora.
– Mesmo que nós do Folha de Catalão, não acreditamos que em pleno século XXI, existem este tipo de ação ainda em nossa região, mas na dúvida, vamos resguardar nossas fontes –
“Devido a água que utilizamos ser do poço artesiano e termos somente um poço para a comunidade inteira, e temos somente este reservatório de água. Quando a energia elétrica acaba, é um transtorno para nós moradores, a água vem suja e muito fraca que nem nas caixas d’águas ela consegue subir, precisamos de improvisar para encher elas.” Afirma uma moradora.
“Aqui tínhamos duas bombas, uma queimou e não arrumaram ela e nem trocaram por outra, já passamos até três dias seguidos sem uma gota de água nas torneiras. Quem tem condições de ter duas caixa grande, não sofre como nós.” Finaliza o morador.

“Temos a escolinha, mas fora isto, não temos mais nada, nenhuma área de lazer para proporcionar uma interação com as outras crianças. Já tivemos alguns requerimentos de algum vereador, mas não foram atendidos não.”
“Poderiam construir um campo de futebol, sei lá, uma praça com brinquedos para as crianças e academia de ginástica ao ar livre e muito mais, mas, aqui ninguém olha não, o máximo que já fizeram foi pagar uma conta de energia atrasada de moradores, uma cesta básica e aparecem somente em 4 anos.” Afirma um dos jovens que é lavrador em uma das fazendas da região.
Comunidade da Cisterna, que esta mais parecida com uma cidade do Velho Oeste, uma Terra sem gestão pública.
FONTE-FOLHA DO COMÉRCIO
Amigos, foi prometido para o povo de Catalão um “Distrito Industrial Municipal”.
Até o local já foi escolhido, seria nas proximidades da GO 330entre Catalão e Ouvidor (Próximo ao aeroporto de Catalão). Muitos fizeram política em cima desta promessa que até hoje não saiu do papel, nem mesmo 1 empresa sequer instalou em Catalão nos últimos anos. O povo está cobrando, CADÊ O DISTRITO MUNICIPAL ?
FONTE-BLOG DA VERDADE
Unidade será implantada na região Leste da cidade e começa a funcionar na próxima segunda-feira
O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), anunciou na tarde desta terça-feira, 7, a construção de um Hospital de Campanha (HCamp) na região leste da cidade. Estruturada em caráter emergencial para responder à pandemia de Covid-19, são 20 leitos em enfermarias e espaços individuais tipo isolamento, com suporte de oxigênio e também dois respiradores.
Na próxima segunda-feira, 13, o ambulatório começa a funcionar e, em até 10 dias, já devem começar as internações.
Unidade vai disponibilizar para pacientes medicamentos, raios X, testes rápidos, proteína C reativa (PCR), eletrocardiograma e outros exames laboratoriais para apoiar diagnóstico do médico
Esses leitos serão destinados aos casos moderados que necessitarem de acompanhamento hospitalar enquanto aguardam os resultados do PCR, das amostras de Swab nasal, ou o deslocamento regulado para outras unidades.
“Teremos o Ambulatório Sentinela, onde pacientes sintomáticos serão avaliados por equipe médica e de enfermagem, terão acesso a exames e, também, a medicamentos contidos no protocolo para tratamento precoce”, informou o prefeito.
“No Ambulatório Sentinela teremos dois médicos de plantão, das 7h às 19h, para avaliação exclusiva de pacientes com Covid-19”, informa o prefeito. “O objetivo é evitar que o quadro se agrave e que tenham rápido restabelecimento da saúde”, conclui.
FONTE-JORNAL OPÇÃO
Panorâmica da cidade de Catalão, sudeste de Goiás. (Foto/Reprodução)
Mais de R$ 578 milhões de reais foram repassados para que os municípios do estado de Goiás fortaleçam o enfrentamento ao vírus covid-19. O repasse é resultado da soma de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Apoio Financeiro para os Estados e para os Municípios (AFE/AFM) e da primeira parcela do Programa Federativo de Enfrentamento ao Covid-19 (PFEC).
Para o Ministério da Saúde, o dinheiro pode ser usado na melhoria da oferta de serviços hospitalares e da atenção básica por meio da aquisição de insumos, produtos, custeio de intervenções médicas, contratação de profissionais de saúde entre outras coisas na rede pública de saúde, com foco total na assistência ao cidadão.
Goiânia ficou com a maior fatia do repasse no estado, recebendo R$ 133,9 milhões de reais para combater a pandemia. Aparecida de Goiânia aparece em segundo, com R$ 44,4 milhões, seguida de Anápolis, com repasse de R$ 34.6 milhões, Rio Verde com R$ 17.9 milhões e Catalão com R$ 10.8 milhões de reais.
Os municípios deverão receber ainda mais uma parcela do Programa Federativo de Enfrentamento ao Covid-19 no próximo mês.
FONTE-SDNEWS
“O MDB tem capilaridade em todos estado e a nossa expectativa é eleger o maior número de prefeitos em Goiás”.
Nós municípios de grande porte , Daniel destaca que o MDB tem favoritismo em Goiás, como Íris Rezende ou Maguito Vilela , em Aparecida de Goiânia com Gustavo Mendanha, em Jataí com Humberto Machado , em Quirinópolis com Filmar Alves, entre outros , todos os gestores consagrados e com alta popularidade.
Mas, segundo Daniel Vilela , o partido também aposta em nomes novos . Ele cita o nome de Elder Galdino que caminha para surpreender em Catalão, que está cansada com a velha política implantada na cidade . ” Elder quer conciliar o municipio em torno de uma nova proposta , sem a antiga prainha negativa rivalidade que atrasa o crescimento de Catalão”, observou.
“A minha candidatura foi sugerida pelas pessoas, mas, ainda assim, essa adesão surpreendeu-me porque eu não achei que era tão conhecido por muitos. Acredito que as pessoas querem mudança e depositam em mim a esperança e confiança de que eu vá proporcionar isso. Estou convicto que serei um verdadeiro representante do povo”, disse o pré-candidato a prefeito de Catalão Elder Galdino.





Sorry, No comments found.