Catalão
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (19), foram descartados mais três casos de suspeita de Coronavírus na cidade. Se trata de três mulheres, uma de 39 anos, outra de 48 anos e outra de 56 anos de idade. Destacando que, as mesmas não foram registradas como casos suspeitos, visto que, ao fazerem a consulta na UPA, de imediato realizaram o teste rápido, que testou negativo.
E mais dois resultados chegaram do LACEN, testando negativo para a COVID-19, uma mulher de 46 anos e um homem de 55 anos de idade.
Assim, de acordo com a atualização, 50 (cinquenta) casos já foram descartados e hoje temos 02 (dois) casos suspeitos, entretanto, testados positivos através do teste rápido e 01 (um) confirmado, porém curado, em Catalão.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
COM UM MÊS DE QUARENTENA, GOIÁS EXPANDE REDE HOSPITALAR E FOCO NO COMBATE AO CORONAVIRUS
_Governador Ronaldo Caiado falou ao vivo, nesta sexta, 17, sobre o esforço de interiorizar a saúde e que o Estado vem conseguindo conter a pandemia com colaboração de diversos setores_
Goiás é um dos Estados com a curva de contaminação pelo novo coronavírus mais equilibrada do País. Segundo o governador Ronaldo Caiado, isso se deve à antecipação da quarentena no Estado, definida em decreto de situação de emergência em saúde pública no dia 13 de março, e à adesão da população ao isolamento social, que chegou a 66,4% no início. Hoje, os índices de isolamento diminuíram para 51%.
O governador assegura que, se nenhuma medida tivesse sido tomada, o quadro já estaria em outra situação. Nesse período, o foco do Governo está na estruturação e expansão da rede hospitalar no Estado. “Neste um mês, nós seguramos nosso contingenciamento, nosso isolamento social e conseguimos estruturar uma parte de toda a nossa rede hospitalar. Progredimos”, disse Caiado.
São pelo menos nove hospitais prontos ou em fase de implantação nas cidades de São Luís de Montes Belos, Formosa, Jataí, Luziânia, Itumbiara, Águas Lindas, Anápolis e Goiânia, além de um convênio com a prefeitura de Porangatu. Todas as medidas burocráticas foram tomadas pelo Governo do Estado, em parceria com prefeituras e Poder Legislativo. O foco agora é a estruturação da rede hospitalar do Estado com aparelhagem, corpo médico, técnicos de enfermagem e de auxiliares para que essas unidades funcionem. “Temos hospitais que ainda estão por terminar, alguns que já estão finalizados. A parte burocrática nós já superamos”, contou o governador.
Como explica Caiado, o avanço segue a capacidade orçamentária do Estado, que, no momento, não pode dar um passo maior que as pernas. Por isso, é importante seguir contando com o apoio da população, da iniciativa privada, do Governo Federal e municípios.
O governador falou sobre esse e outros assuntos na tarde dessa sexta-feira, 17 de abril, ao vivo para os veículos da Agência Brasil Central com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Muito questionado pelos internautas sobre o próximo decreto, Caiado avisou que todos os detalhes serão anunciados na segunda-feira, 20, às 10h, durante coletiva à imprensa e, também, em sua live diária a partir das 17h.
*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*
PARCERIA/JOHN DEERE CEDE AO MUNICÍPIO TRATOR COM PULVERIZADOR PARA COMBATE AO CORONAVIRUS
A luta no combate ao coronavírus em Catalão tem ganhado cada dia mais novos parceiros. Nesta sexta-feira (17), uma multinacional instalada na cidade, cedeu por meio de comodato, um trator com pulverizador. O veículo e equipamento passaram por testes e já a partir da próxima semana, serão utilizados na desinfecção de vários ambientes e espaços públicos na cidade.
Matéria completa no site ➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/john-deere-cede-ao-municipio-trator-com-pulverizador-para-combate-ao-coronavirus,NTV,MTEzNDkz.html
AÇÃO SOCIAL/EMPRESA DE FERTILIZANTES DOA KITS DE HIGIENE E LIMPEZA AO MUNICÍPIO
Uma grande e importante empresa de fertilizantes instalada em Catalão, a Mosaic Fertilizantes, fez importante doação à Prefeitura Municipal. Trata-se de 600 Kits de higiene e limpeza que irão beneficiar a população mais carente da cidade.
A entrega e distribuição dos produtos que compõem o kit (água sanitária, desinfetante, por exemplo), deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Ação Social juntamente com a pasta de Assuntos Comunitários. Famílias e pessoas em situação de maior vulnerabilidade e aquelas incluídas nos programas sociais serão contempladas.
Matéria completa no site ➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/empresa-de-fertilizantes-doa-kits-de-higiene-e-limpeza-ao-municipio,NTV,MTEzNDky.html
BAIRRO ESTRELA/PREFEITO ADIB ELIAS DA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONTRUÇÃO DE PRAÇA NO BAIRRO ESTRELA
Após a realização do processo licitatório para construção da tão sonhada praça no bairro Estrela, o projeto está próximo de sair do papel. A ordem de serviço que, autoriza o início da obra, foi assinada pelo Prefeito Adib Elias nesta sexta-feira (17).
Matéria completa no site ➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/prefeito-adib-elias-da-ordem-de-servico-para-construcao-de-praca-no-bairro-estrela,NTV,MTEzNDkx.html
_Alimentos arrecadados pela “Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus” chegarão a todas as 246 cidades goianas. Doações ainda podem ser feitas pelo site da OVG ou em qualquer secretaria e autarquia do Estado_
“Dia de muita alegria e esperança para tantas famílias vulneráveis.” Assim a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, definiu o início da logística de entrega dos alimentos arrecadados pela “Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus” aos municípios do interior goiano.
Em meio a inúmeros pacotes de cestas básicas, leites e produtos de limpeza que lotam as dependências do Ginásio Goiânia Arena, a primeira-dama acompanhou de perto o carregamento de caminhões que seguirão para dezenas de cidades de todas as regiões de Goiás. Só nesta manhã de quinta-feira (16/4), Bonfinópolis, Firminópolis, Leopoldo de Bulhões, Professor Jamil, Goianésia e Silvânia retiraram suas cestas básicas. A expectativa é que até o final do dia, mais veículos sigam em direção a 21 municípios, levando um total aproximado de 300 toneladas de alimentos e produtos de limpeza.
Ao longo dos próximos dias, por determinação do governador Ronaldo Caiado, o trabalho seguirá de forma ininterrupta, a fim de atender todas as 246 cidades do Estado o mais rápido possível. A ação faz parte de um conjunto de medidas tomada pela gestão estadual para garantir a saúde e segurança alimentar de todos os goianos, em meio à pandemia da Covid-19 que assola todo o mundo.
A distribuição das cestas básicas teve início no dia 6 de abril na região metropolitana de Goiânia e já chegou a dezenas de bairros vulneráveis, graças ao apoio das forças policiais do Estado de Goiás e de voluntários, que realizam a entrega dos alimentos de maneira organizada, de porta em porta, para não gerar aglomeração.
O trabalho de distribuição dos alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade na Grande Goiânia é coordenado pela OVG. “Nosso único critério é o da vulnerabilidade, atender quem realmente precisa. Tenho falado diariamente com todas as primeiras-damas, prefeitos, deputados e lideranças do interior, e o que me deixa feliz é que o pensamento de todos é exatamente o mesmo. O momento é crítico e, quem tiver respeito pelo ser humano, não vai tratar de política agora. O governador Ronaldo Caiado está preocupado em cuidar daqueles que mais precisam. E é desta forma que seguiremos até, finalmente, podermos levantar e dizer: combatemos esse inimigo invisível”, assinalou a primeira-dama.
Desde que foi lançada, a “Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus” já arrecadou mais de R$ 3,5 milhões, além de centenas de toneladas de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, advindas de empresários, secretarias e autarquias do Governo, entidades e da própria sociedade civil.
“É com muita alegria que eu vejo o povo goiano com a sua solidariedade e responsabilidade com aqueles que mais precisam. Temos mais de 2 milhões de goianos necessitando da mão estendida daqueles que estão, graças a Deus, numa melhor situação. E é exatamente isso que estamos observando. Todos unidos para ajudar. As doações não param de chegar, de todos os lados, de todas as formas. Desde 1 quilo de arroz até grandes quantidades de cestas”, comemorou Gracinha Caiado.
A quantidade de cestas básicas destinadas a cada município foi definida de acordo com o número de famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), levando em consideração a quantidade de alimentos arrecadados e adquiridos pelo Governo de Goiás.
*Medidas*
A arrecadação e a entrega de cestas básicas são apenas uma das medidas emergenciais adotadas pelo Governo de Goiás para atender a população mais carente do Estado neste período de crise causada pela pandemia da Covid-19.
O governador Ronaldo Caiado determinou que a Secretaria de Estado da Educação efetuasse o repasse do valor referente à merenda escolar a mais de 90 mil alunos da rede estadual, durante o período em que as aulas estiverem suspensas. Assim, famílias vulneráveis beneficiárias do Programa Bolsa Família receberam na última semana R$ 150 do governo estadual, para que nenhum jovem ou criança passe fome em Goiás.
Sensível à situação de isolamento social e as consequências dessa medida, o governador Ronaldo Caiado determinou que a Saneago não efetue corte da água dos goianos que estejam em dificuldade financeira durante a pandemia. A medida irá garantir o acesso à água tratada e esgoto de milhões de moradores de Goiás.
Além disso, Caiado intercedeu pela população junto à Enel e empresas de telefonia e internet para garantir que os serviços de energia elétrica e sinal móvel para que todos possam se informar e se comunicar.
A primeira-dama lembrou ainda que, mesmo com o isolamento social, os Restaurantes do Bem, da OVG, não foram fechados. As 12 unidades do Estado continuam servindo as refeições ao preço simbólico de R$ 2, mas, para evitar aglomeração e o risco de contaminação pela Covid-19, passaram a servir marmitas. São mais de 11 mil refeições por dia.
Outra medida efetivada, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia, é o fornecimento de alimentação de graça para as pessoas em situação de rua. São 200 marmitas todos os dias para os cidadãos que estão nessa condição em Goiânia. A OVG também mantém a doação de benefícios, como cadeiras de rodas, fraldas, enxovais de bebê e tantos outros donativos.
O atendimento social do Estado também foi ampliado com a inclusão de 22 mil famílias no Programa Bolsa Família, que já começaram a receber o benefício. O trabalho feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDS) garantiu ainda o pagamento de parcelas em atraso do “Pão e leite, energia e água”, além da prorrogação do pagamento de todas as entidades beneficiárias do programa.
“É um inimigo novo para todos nós. E a angústia que o cidadão está tendo na casa de cada um, é a mesma angústia minha e do governador Ronaldo Caiado. Nós estamos procurando acertar, cuidar e proteger vidas, porque temos essa responsabilidade com 7,2 milhões goianos”, arrematou a primeira-dama.
*Campanha*
Neste primeiro dia de carregamento dos caminhões que levarão as cestas básicas para o interior do Estado, estiveram presentes no Goiânia Arena os secretários Rodney Miranda (Segurança Pública) e Rafael Rahif (Esporte e Lazer) e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado. Todos os presentes estavam devidamente de máscara e atentos às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apesar do início das entregas, a Campanha também continua a todo vapor para arrecadar mais doações. O Governo de Goiás envolveu todas as secretarias, empresas públicas, fundações e autarquias do Executivo Estadual em uma ação conjunta de solidariedade para socorrer as famílias de baixa renda durante a determinação de isolamento social. Quem quiser fazer sua doação à Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, pode fazê-la pelo site www.ovg.org.br/voluntariado ou por meio de depósitos no Banco Bradesco – 237, Agência: 0244, Conta Corrente: 45059-6, Razão Social: Organização das Voluntárias de Goiás, CNPJ: 02.106.664/0001-65.
#URGENTE | Na manhã desta quinta-feira 16 , uma mulher moradora de Anhaguera deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Catalão (UPA), com sintomas da COVID-19, após realizar o teste rápido testou positivo para a COVID-19, se tornando SUSPEITA. Segundo a secretária de saúde do município, a paciente irá cumprir protocolo preconizado pela Organização Mundial de Saúde: quarentena, isolamento social e monitoramento por parte do grupo de vigilância epidemiológico. Tanto o paciente quanto as pessoas contactadas pelo mesmo, serão monitoradas. O exame foi encaminhado para Lacen, em Goiânia, onde será feito a contra prova do exame .
ATUALIZAÇÃO 16-04/MAIS UMA PESSOA TESTOU POSITIVO A COVID-19 APÓS TESTE RÁPIDO EM CATALÃO
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (16), foram descartados mais três casos de suspeita de Coronavírus na cidade. Se trata de três mulheres, uma de 20 anos, outra de 55 anos e outra de 56 anos de idade. Destacando que, as mesmas não foram registradas como casos suspeitos, visto que, ao fazerem a consulta na UPA, de imediato realizaram o teste rápido, que testou negativo para ambas.
Entretanto, uma mulher de 26 anos, testou positivo para a COVID-19, após realizar o teste rápido.
Dessa forma, essa paciente irá cumprir protocolo preconizado pela Organização Mundial de Saúde: quarentena, isolamento social e monitoramento por parte do grupo de vigilância epidemiológico. Tanto o paciente quanto as pessoas contactadas pela mesma, serão monitoradas.
Assim, de acordo com a atualização, 45 (quarenta e cinco) casos já foram descartados e hoje temos 04 (quatro) casos suspeitos, entretanto, ambos testados positivos através do teste rápido e 01 (um) confirmado, porém curado, em Catalão.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
GERRA CONTRA O CORONAVIRUS:CAIADO SANCIONA LEI QUE AUTORIZA A ESTADUALIZAÇAO DE QUATRO HOSPITAIS DO INTERIOR
_Com a medida, nove municípios goianos passam a contar com estrutura de saúde para atender aos pacientes infectados pela Covid-19. Quantidade de leitos ofertados subirá para mais de 1,5 mil_
O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta quinta-feira (16/04), lei que autoriza o Estado a absorver as atividades ofertadas em quatro unidades de saúde do interior: Hospital Municipal de Formosa; Hospital das Clínicas Drº Serafim de Carvalho, de Jataí; Hospital Municipal de Luziânia; e Hospital Municipal Geraldo Landó, de São Luís de Montes Belos. Com a medida, o governo eleva para nove e, para mais de 1,5 mil, o número, respectivamente, de municípios preparados e de leitos para o atendimento adequado aos pacientes infectados pela Covid-19.
A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão remota no último dia 8 de abril. Constavam na justificativa o fato de que a estadualização dos hospitais robustece o processo de regionalização e integração das ações e serviços de saúde em tempos de pandemia; e também a prerrogativa de otimização e organização da rede e dos fluxos assistenciais. Tudo com o intuito de evitar possível colapso no sistema estadual, a exemplo do que ocorreu em países como a Itália, que se furtou a estabelecer o isolamento social num primeiro momento.
Antes da deliberação dos deputados estaduais e da sanção do governador, as Câmaras Municipais de Jataí, Formosa, Luziânia e São Luís de Montes Belos já haviam aprovado legislações autorizando a estadualização das unidades de saúde. Depois de superada essa que é a maior crise sanitária mundial deste século, os hospitais continuam sob a tutela do Estado, mas voltam aos atendimentos rotineiros, de acordo com o perfil e complexidade de cada um.
*Estratégia de guerra*
Goiás foi a primeira unidade federativa do País a elaborar e colocar em prática um plano de contingência para o enfrentamento do novo coronavírus. Municiado por dados científicos diariamente e, a par das experiências adotadas por outros países frente à pandemia, o governador Ronaldo Caiado tem analisado a curva de crescimento da doença antes da tomada de decisões e da adoção de medidas preventivas em Goiás.
Aliás, foi com essa diligência que o governador apresentou os primeiros casos da doença no Estado, na primeira quinzena de março, ao mesmo tempo em que informava que o Hospital do Servidor, localizado no Parque Acalanto, seria a primeira unidade de campanha a receber os pacientes com sintomas da Covid-19.
A facilidade de negociar em várias frentes e expor argumentos sólidos também foi indispensável para Caiado angariar mais apoio e oferecer maior quantidade de leitos aos goianos que possam vir a contrair o vírus. Dessa maneira, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou que disponibilizaria o Hospital das Clínicas para atendimento durante a pandemia, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, dispôs a Maternidade Oeste para o mesmo fim.
*Interiorização*
Meta do governador desde o início da gestão, a regionalização dos serviços de saúde também se faz presente na estratégia de guerra montada para liquidar a propagação do novo coronavírus e evitar que o sistema público entre em colapso, com mais pacientes doentes do que leitos disponíveis. Sendo assim, do governo federal, Caiado conseguiu a implantação do Hospital de Campanha de Águas Lindas, e que servirá de referência para as outras estruturas que ainda sairão do papel. Nesta unidade, informou o chefe do Executivo goiano, serão oferecidos 200 leitos, sendo 40 de UTIs e 160 semi-intensivos. A obra foi visitada pelo próprio governador, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta no último sábado, 11 de abril.
O Governo de Goiás ainda prepara um convênio com a Prefeitura de Porangatu, que vai gerar 50 novos leitos na região Norte. Já na região Sul, o Hospital de Itumbiara terá capacidade para absorver 200 pessoas, enquanto em Anápolis, cidade com o segundo maior número de registros da doença, o Centro de Convenções se transformará em um Hospital de Campanha com 300 leitos.
*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*





