Precisamos esclarecer uma coisa: quarentena não é quarenta dias, muito menos quatro meses. Quarentena é o período em que nos colocamos em isolamento social. Aqui em Goiás, determinamos que ela permaneça até dia 4 de abril. “Mas, a partir daí, todo mundo vai poder voltar à sua rotina normal, Caiado?”. Não, minha gente. Vamos liberando os setores na hora certa, sempre tendo como embasamento uma visão cientifica e técnica. Nenhuma decisão aqui é tomada sem que analisemos todos os impactos possíveis. Tenham certeza, não estamos tratando os problemas de forma isolada, apenas estamos priorizando as ações. E neste primeiro momento, escolhemos a vida. Mas a economia não precisa trazer todo esse pânico generalizado. Eu, mais do que ninguém, quero sair dessa crise com poucos óbitos (para nossa imensa tristeza, uma paciente morreu hoje) e a economia restabelecida! E a melhor estratégia para que obtenhamos esse resultado é, sem dúvidas, o isolamento social. #GoiásContraCoronavírus
Catalão
#Consciência| O presidente Jair Bolsonaro definiu outras atividades e serviços essenciais que devem funcionar durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, mesmo com a adoção de medidas de isolamento e de quarentena pelas autoridades. Entre eles estão as unidades lotéricas e as atividades religiosas de qualquer natureza.
Pelo texto são serviços e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Muitos não vêem essa característica essencial ou indispensável, por exemplo em Igrejas, já que podemos fazer nossas orações em casa. Mas, como é uma disposição federal, creio que alguns irão considerá-la e abrir as portas.
Entretanto, não deixa de ser preocupante. Acabo de passar por uma lotérica e vejam a quantidade de pessoas aglomeradas, sem qualquer medida de prevenção contra o vírus.
Já que palavra do momento é consciência, vamos nos resguardar. Se o serviço foi disponibilizado, vamos ter cautela e tomar todos os cuidados nesses locais, como manter distância de pelo menos 1,5m de cada cidadão, se possível usar máscaras e luvas (especialmente aqueles com sintomas de gripe). Se a fila tiver grande, volte em outro momento ou veja se pode fazer o serviço no caixa eletrônico do banco ou por aplicativos disponíveis em celulares.
Vamos tentar agir com equilíbrio, mas mantendo nossa saúde como prioridade.
E para finalizar, percebi que algumas lotéricas não abriram, apesar do novo dispositivo, comprovando que ainda existem pessoas receosas e preocupadas com a atual situação da pandemia. O Brasil já registrou 57 mortes e 2.433 casos da doença provocada pelo novo coronavírus. E em nossa cidade, até o momento 14 pessoas suspeitas aguardam o resultado de seus exames. Ou seja, ainda temos que ficar alertas e fazer da prevenção nossa maior aliada.
Ficar em casa, ainda é mais seguro e se for preciso sair, tome todas as medidas preventivas. Vamos ter consciência com a nossa vida e a dos outros.
#CatalãoContraCoronaVírus
#ArcoViário| Em meio a esse momento difícil que estamos passando juntos, combatendo essa pandemia em nossa cidade, recebi uma boa notícia do engenheiro responsável pela obra do arco viário em nosso município. A previsão é que a obra seja concluída em junho.
O arco viário propõe uma solução para o trânsito difícil da região, melhorando o fluxo de veículos e agilizando o transporte logística de carga, pois irá transferir o tráfego de caminhões, carretas e outros veículos de grande porte do centro da cidade para as vias periféricas.
Ou seja, mais uma grande conquista na área de infraestrutura da nossa cidade.
#CatalãoNossoOrgulho #CidadeQueSonhaEfaz #trabalho #obras
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (26), foi descartado mais um caso de suspeita de Coronavírus em Catalão. O LACEN enviou à Secretaria Municipal de Saúde o resultado do exame, que testou negativo. Se trata de uma mulher de 36 anos de idade.
Entretanto, mais 04 (quatro) casos foram notificados como suspeitos: três mulheres – uma de 44 anos, outra de 34 anos e outra de 31 anos – e um homem de 55 anos.
Assim, de acordo com a atualização, 07 (sete) casos já foram descartados e hoje temos 17 (dezessete) casos suspeitos e 01 (um) confirmado em Catalão.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
#Atenção| Amanhã (25), a partir das 13h, 2.600 doses de vacinas contra a influenza já estarão disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município de Catalão, incluindo os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde.
O governo federal anunciou que os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A imunização começou 23 de março, entretanto as doses se esgotaram no mesmo dia.
O Ministério da Saúde antecipou a campanha por dois objetivos:
✅Facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV);
✅Evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.
➡️Calendário da campanha:
💉A partir de 23 de março: Idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina;
💉A partir de 16 de abril: É a vez dos professores e profissionais de segurança e salvamento;
💉A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais;
💉Dia D de vacinação: 9 de maio
#Prevenção #VacinaContraGripe
CAIADO BUSCA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A CHINA PARA MELHOR SUPORTE DE TRATAMENTO E OPÇÕES DE CONDUTA CONTRA O CORONAVIRUS
_Durante transmissão diária, governador explicou que começou diálogo com a embaixada do país asiático, que se colocou à disposição para conferências com os profissionais goianos_
O Governo de Goiás tem lançado mão de todas as ferramentas para que a disseminação e os danos à população por conta do novo coronavírus seja a menor possível. E para qualificar as equipes de saúde do Estado, o governador Ronaldo Caiado conversou hoje com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para discutir um acordo de cooperação entre os dois países. A intenção é discutir técnicas e tratamentos mais efetivos contra o novo coronavírus, já que foi na nação asiática que a doença surgiu. Mas agora, o país já declarou o fim do pico do surto.
De acordo com Caiado, o embaixador colocou à disposição do Estado teleconferências com os médicos que estiveram à frente da luta contra o coronavírus, em Wuhan, para que os profissionais daqui trabalhem procedimentos que possam superar o mais rápido possível a doença em pacientes mais graves. “Essa experiência não vem no livro. Temos que ter capacidade e sensibilidade, como médicos que somos, para poder avaliar qual é o momento, o que fazer, o que deu certo. Essa oferta foi muito importante, vou fazer chegar a toda a nossa estrutura da Secretaria de Saúde (SES) para que o nosso secretário Ismael [Alexandrino] possa também avançar nesse sentido”, sublinhou o governador
O acordo de cooperação faz com que o Estado tenha maior número de dados e “de experiência para caso amanhã – e vamos ter infelizmente situações mais graves -, tenhamos um suporte maior de tratamento e opções de conduta”, completou o governador. A conversa com o embaixador foi revelada durante a live diária que está fazendo por meio das redes sociais do governo e também pelas rádios que compõem a Agência Brasil Central (ABC) e emissoras parceiras.
O programa ainda contou com a participação da Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim. Ela destacou a importância das ações e agradeceu Caiado pelas ações que tem tomado. “Essa iniciativa e proatividade só têm a dar bons resultados. Temos acompanhado os casos diariamente e a gente não repetiu o erro, por exemplo, da Itália, que demorou demais a entrar com essas medidas mais restritivas, de isolamento domiciliar, de cancelamento de aulas”, pontuou.
Segundo Flúvia, Goiás entrou com medidas mais duras, mas que nesse momento são necessárias. “Essa doença não tem vacina. Numa guerra a gente usa as armas que possui e que são eficazes. E é essa arma que estamos usando agora, que é o distanciamento e isolamento social. Cada um fica na sua casa, sem contato com outras pessoas”, completou a especialista.
Caiado aproveitou a live para comentar os números de contaminados em Goiás. “Temos apenas um caso internado até o momento. Isso nos tranquiliza. O acréscimo tem sido lento e bem gradual. É lógico que ninguém comemora isso, mas temos que agradecer [os números baixos]”, disse Caiado. E esse crescimento pequeno, afirmou o governador, é mérito de todos os profissionais de saúde, segurança pública e toda a sociedade que compreendeu o momento de isolamento, tão necessário para a superação e evitar uma explosão de registros da Covid-19.
*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*
📌👨✈️ Tanto o decreto Estadual, quanto Municipal, determinaram a suspensão das atividades de estabelecimentos comerciais durante o período de quarentena. Entretanto, alguns comerciantes insistem em descumprir o que foi determinado, colocando em risco a integridade física da população.
Os órgãos de segurança seguem sendo os responsáveis por fazer essa fiscalização, mas podemos contribuir denunciando os estabelecimentos que não obedecerem ao decreto de fechamento. Basta ligar para o número ☎️190, que a Polícia Militar (PM) estará a disposição.
Quem descumprir a determinação será autuado e o local interditado.
Cada um deve fazer sua parte para conter esse vírus!
#CatalãoContraCoronavírus #❎🦠
#FarmáciaMunicipal| Para atender com mais segurança usuários da Farmácia Municipal, tenda é instalada na área externa ao prédio
Em tempos de coronavírus e em meio à pandemia da doença, medidas tem sido adotadas pelos governos frequentemente. Esta semana, uma das instituições mais importantes da administração pública em Catalão, a Farmácia Municipal, fez uma adaptação para atender com mais segurança os usuários. Uma tenda foi instalada na área externa ao prédio por recomendação da Prefeitura, Secretaria de Saúde.
Matéria completa no site ➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/para-atender-com-mais-seguranca-usuarios-da-farmacia-municipal-tenda-e-instalada-na-area-externa-ao-predio,NTV,MTEzNDcy.html
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (24), foram descartados mais dois casos de suspeita de Coronavírus em Catalão. O LACEN enviou à Secretaria Municipal de Saúde os resultados dos exames, que testaram negativo. Se trata de uma mulher de 36 anos de idade e um homem de 19 anos.
Entretanto, mais 03 (três) casos foram notificados como suspeitos: duas mulheres, uma de 51 anos e a outra de 27 anos e um homem de 26 anos.
Assim, de acordo com a atualização, 06 (seis) casos já foram descartados e hoje temos 14 (quatorze) casos suspeitos e 01 (um) confirmado em Catalão.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
SAIBAM A DIFERENÇA ENTRE:QUARENTENA, ISOLAMENTO SOCIAL E DISTANCIAMENTO SOCIAL
❎🦠 Nas últimas semanas, com a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, a população vem se adaptando a diversas situações. A todo o tempo, informações são divulgadas, novas determinações, recomendações, mudanças na rotina. Medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento de emergência são implantadas através de Decretos (Estaduais/Municipais), com intuito de inibir a proliferação do vírus.
Com isso, a população também alerta para a necessidade de reclusão. Além disso, alguns termos ganharam destaque: quarentena, isolamento social e distanciamento social. Vamos ver a diferença entre cada um:
✅ Quarentena: é uma medida preventiva adotada para conter a doença. Deve-se ter um distanciamento da pessoa que teve contato com um doente durante o período de incubação do COVID-19, que significa o tempo entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos sintomas. No caso do Coronavírus esse tempo é de 14 dias.
✅ Isolamento social: utilizado quando o paciente já positivou para o Coronavírus. “Neste caso, o paciente fica em casa em isolamento domiciliar com todos os cuidados possíveis, caso os sintomas sejam leves.
✅ Distanciamento social: ficar longe o suficiente de outras pessoas para que o coronavírus não possa se espalhar.
O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas.
#CatalãoContraCoronavírus









