Home Três Ranchos Três Ranchos apresenta diretrizes de lei para preservação da Bacia do Córrego da Cotia

Três Ranchos apresenta diretrizes de lei para preservação da Bacia do Córrego da Cotia

by Rosana

A ação reforça o compromisso do município com a preservação ambiental e a busca por soluções sustentáveis que conciliem produção agropecuária e proteção dos recursos naturais

O município de Três Ranchos promoveu, na noite desta terça-feira (20/5), a apresentação oficial das diretrizes da Lei Municipal nº 1.243/2024, que trata da preservação da Bacia do Córrego da Cotia, principal manancial de abastecimento da cidade. O evento foi realizado no Plenário Vereador Ranulpho Nascimento e reuniu autoridades, produtores rurais e membros da comunidade.

Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio técnico da Clam Consultoria, a atividade teve como objetivo apresentar à população as ações e normas previstas na nova legislação, que visa proteger os recursos hídricos da região e assegurar o abastecimento de qualidade para a população triranchense.

 

O prefeito Haroldinho Calaça Coelho, acompanhado do vice-prefeito José Luiz do Nascimneto (Zé Gaiola), dos secretários municipais; Professor Edson Santana (Representando a secretária Clicia Feitosa – Meio Ambiente), Kenedy Luiz da Silva (Transportes), Divano Pereira Mundim (Agricultura), o Gerente da Saneago Bruno Alves e a vereadora Barcelana Salia de Melo representando o presidente da Câmara Ricardo Gonçalves de Rezende e os demais vereadores.

 

Durante a abertura, o prefeito Haroldinho Calaça Coelho ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos dando um passo fundamental para garantir a segurança hídrica de nossa cidade e a preservação ambiental para as futuras gerações. É um compromisso de todos nós proteger essa riqueza natural que é a Bacia do Córrego da Cotia”, afirmou.

A vereadora Barcelana Sália de Melo representando o Poder Legislativo, destacou o papel legal da lei e os avanços que ela representa. “Essa legislação estabelece parâmetros claros para uso e preservação da área, e coloca Três Ranchos em uma posição de referência regional na gestão ambiental. Nosso trabalho agora é fazer valer essas diretrizes em parceria com a sociedade”, declarou a parlamentar.

Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o professor Edson Benedito Santana enfatizou o envolvimento coletivo na preservação. “A preservação dos recursos hídricos depende de cada um de nós, seja poder público, produtores ou moradores. Essa lei foi construída ouvindo todos os setores e reflete o cuidado coletivo com o meio ambiente”, pontuou.

O consultor Lucas Rocha Porto, da Clam Consultoria, apresentou os principais pontos da lei e os desafios técnicos identificados durante os estudos, realizados em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Segundo ele, foram mapeadas áreas críticas de recuperação e propostas de ações de manejo sustentável. Além disso, Três Ranchos passou a integrar o Plano de Utilização do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA), vinculado ao Programa de Educação Ambiental da UHE Theodomiro Carneiro Santiago.

Participaram ainda do evento o vice-prefeito José Luiz do Nascimento (Zé Gaiola), os secretários municipais Agnaldo de Oliveira Miguel (Fazenda e Turismo), Divano Pereira Mundim (Agricultura), Kenedy Luiz da Silva (Transportes), além da vereadora Barcelana Sália de Melo representando o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves Rezende, o Gerente da Saneago Bruno Alves, a Procuradora do Poder Legislativo Dra. Marcela Santana, os produtores rurais e membros da comunidade.

Ao final, o público pôde esclarecer dúvidas e sugerir contribuições para o plano de ação ambiental, que será executado em etapas conforme a nova legislação.

Fonte:Sdnews

You may also like

Leave a Comment