Evento reúne autoridades, profissionais e população para discutir os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social e propor avanços nas políticas públicas
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, Três Ranchos promoveu a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, na tarde da última quarta (9/7), reunindo representantes da sociedade civil, profissionais da área e autoridades locais em um momento de escuta, troca de experiências e construção de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas.
O evento aconteceu nas dependências do CRAS e contou com a presença das assistentes sociais Viviane Martins e Dayane Bernardes, da coordenadora do CRAS e psicóloga Danila Caetano, e da vereadora Barcelana Sália de Melo, que contribuíram ativamente com os debates e discussões do encontro.
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Fabrinna Rodrigues, destacou a importância da mobilização coletiva na construção de políticas públicas eficazes: “A Conferência é um espaço essencial de escuta e construção conjunta. Precisamos fortalecer o SUAS e garantir que nossa rede de proteção social alcance quem mais precisa, com dignidade, respeito e compromisso.”
O prefeito Haroldinho Calaça Coelho também esteve presente e reforçou o papel do poder público na garantia dos direitos sociais: “Investir em Assistência Social é investir em pessoas. Nosso governo está comprometido com uma Três Ranchos mais justa, acolhedora e igualitária para todos.”
Durante a conferência, os participantes discutiram os avanços e desafios enfrentados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo dos últimos 20 anos, propondo estratégias para fortalecer a rede de proteção social no município.
O CRAS foi palco de diálogo, aprendizado e engajamento, reafirmando o compromisso da gestão com políticas públicas humanizadas. A todos que contribuíram com ideias, propostas e presença ativa, o nosso reconhecimento e gratidão.