Home Catalão GOIÁS#Gracinha Caiado exalta liderança da mulher no campo e afirma: “Defender o agro é defender a soberania nacional”

GOIÁS#Gracinha Caiado exalta liderança da mulher no campo e afirma: “Defender o agro é defender a soberania nacional”

by Rosana

 

Coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado elogiou o aumento da participação feminina na liderança dos negócios rurais: “São 22 mil só em Goiás”

Coordenador do Goiás Social discursou no 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, em São Paulo, apresentando ações que colocaram estado como referência no setor

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta sexta-feira (29/8) do 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, em Ribeirão Preto (SP). Durante palestra no evento, ela salientou a relevância do protagonismo feminino no setor que é historicamente dominado pelos homens. “Ver essas mulheres reunidas enche o meu coração de emoção. São mais de duas mil mulheres, que conhecem a lida do campo, o sol, a chuva, trabalhando”, enalteceu.

A primeira-dama lembrou suas origens e a afinidade com o agro. “Meu pai era produtor rural e eu cresci no setor. Conheci o Ronaldo [Caiado, governador de Goiás] exatamente nesse debate em defesa da propriedade rural”, relatou ela. Gracinha contou que quando começou a trabalhar na área eram raras as mulheres comandando negócios rurais. “Só em Goiás, hoje, há 22 mil mulheres à frente desses negócios. Em todos os programas sociais que fazemos, de capacitação e incentivo, mais de 50% são mulheres”, citou.

Durante o encontro, ela pontuou as ações do Governo de Goiás para apoiar e estimular as famílias do campo, como os programas Agro é Social, que leva crédito aos pequenos produtores; o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos produzidos por famílias do campo e repassa a entidades sociais; e o Regulariza Campo, que concede títulos de propriedade de terra. Ela citou ainda os avanços na segurança no meio rural, principalmente após a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar.

Gracinha Caiado também destacou a importância do setor agropecuário para a economia nacional, e a relevância de Goiás neste cenário. “Defender o agro é defender a soberania nacional e garantir a segurança alimentar do povo brasileiro, emprego, renda e desenvolvimento para milhões de famílias que vivem no campo”, afirmou ela. Por fim, a coordenadora do Goiás Social recordou a trajetória de coragem, firmeza e ética do governador Ronaldo Caiado na defesa do agro e enfatizou a necessidade de união da sociedade contra discursos populistas e ideológicos que tentam dividir os brasileiros.

*Sobre o evento*
Promovido pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Sebrae Delas, o 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro teve como tema “Do campo à mesa: mulheres empreendedoras que inspiram, histórias que transformam”. Um dos objetivos do evento é valorizar a liderança feminina no setor, bem como apoiar e ampliar o empreendedorismo e o desenvolvimento profissional das mulheres no campo.

A programação contemplou testemunhos de liderança e representatividade feminina, palestras informativas e motivacionais. “Estamos muito agradecidos de [Gracinha] estar aqui para passar para essas mulheres essa energia de Goiás, trazer esse conceito da importância da mulher nas atividades agrícolas”, afirmou o presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, anfitrião do evento.

“Que elas encontrem mais oportunidades, que as mulheres estejam cada vez mais nos espaços de decisão, representando os nossos interesses”, disse a presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stephanie Ferreira, reforçando a necessidade da presença feminina no setor. “Representatividade é dar voz. A liderança transforma. O convite que faço é que vocês desenvolvam cada vez mais as competências, para que a gente consiga ocupar mais esses espaços”, salientou às participantes.

Fotos: Walter Follado

*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*

You may also like

Leave a Comment