Está cada dia mais nítido que a população catalana, pede e quer mudança na política local.
Há mais de duas décadas a alternância de poder, se faz em dois grupos políticos.
Com pesquisas extra oficial, percebe se que os grupos da velha política apresenta bastante desgaste com a população, com isso o cenário político está prestes a mudar.
Quando
70% da população pede mudança, abre se espaço para o novo o que eleva as chances do pré candidato a prefeito Elder Galdino, pois o discurso da atual administração de que quando houve
mudança a Cidade e população saíram perdendo, reforça ainda mais Galdino, pois a velha política a população não quer, o pré candidato Gustavo Sebba não consegue se desvencilhar do nome de seu pai carregando assim o estigma de péssima admiração Sebba
O pré candidato Elder Galdino seria dentre os pré candidatos o mais benefiado, pois seu nome vem crescendo a cada dia e não apresenta rejeição.
Catalão
*“Diante da pandemia, nosso Estado priorizou a vida, mas não parou de crescer”, afirmou Caiado ao assinar protocolo de intenções e garantir investimentos de R$ 1 bilhão à economia goiana*
O Dia da Indústria foi muito mais que uma data simbólica, neste ano, em Goiás. Mesmo em plena pandemia do novo coronavírus, o Estado não se descuida da economia e celebra este 25 de maio com resultados concretos: por meio de videoconferência, com a participação de inúmeras autoridades e auxiliares da gestão estadual, o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Wilder Morais, assinaram protocolo de intenção para a instalação de 24 novas empresas em Goiás. Elas serão instaladas em 19 municípios de todas as regiões do Estado, injetando mais de R$ 1 bilhão na economia goiana.
“Diante da pandemia, nosso Estado priorizou a vida, mas não parou de crescer. A balança comercial de Goiás cresceu acima da brasileira, graças à indústria e ao agronegócio. Com serenidade e transparência, recuperamos a credibilidade de Goiás e vamos continuar trabalhando pelo bem de nossa gente”, ressaltou Caiado. As novas indústrias vão beneficiar especialmente os municípios mais carentes, dando continuidade ao propósito do Governo de Goiás de levar o crescimento econômico a todo o território goiano.
Realizada por meio de videoconferência, em respeito às normas de isolamento social, esta foi a segunda solenidade para assinatura de protocolos de intenção deste ano. “A regionalização do desenvolvimento é uma das principais metas da gestão estadual, que vem sendo cumprida desde o ano passado. Em fevereiro, eram 112 empresas, agora, já vão para 136 novas indústrias que estão se instalando em Goiás”, ressaltou Wilder Morais. O titular da SIC frisou que o resultado é fruto de um trabalho realizado de forma conjunta com diversas outras pastas, que continuam trabalhando, todos os dias, especialmente em um momento em que se precisa tanto da retomada da economia.
A expectativa para o panorama dos negócios, em plena crise do coronavírus, é de geração de mais de 12 mil empregos, entre diretos e indiretos. O vice-governador Lincoln Tejota lembrou que, ao assumir o mandato, percebeu que, assim como a regionalização da saúde, a regionalização do desenvolvimento da economia também é uma das principais demandas da população. Segundo ele, graças ao apoio dos empresários, o governo tem conseguido corresponder a essa demanda. “Vocês acreditam em nosso governo e são responsáveis por este momento. Goiás é um Estado forte, que abraça as pessoas que vêm para cá”, completou.
Uma das novas indústrias é Amarillo Mineração do Brasil, que se instalará em Mara Rosa, Região Norte de Goiás. Engenheiro de minas há 40 anos, o presidente e CEO da indústria, Mike Mutchler, vem de uma família que está há cinco gerações no negócio, e entende o quão importante é a mineração para uma comunidade. “Estamos preocupados com Mara Rosa, com os empregados e o Estado de Goiás. Vamos nos esforçar enquanto empresa para produzir o melhor possível e para conseguir melhorar a vida de todos nesse processo”, afirmou Mike. Já o diretor Arão Portugal destacou que a Amarillo, além do compromisso firmado de ter pelo menos 75% da mão de obra do município e entorno, vai trabalhar com tecnologia em que não necessite de represa de dejetos minerais. “Temos certeza que nós podemos ser e seremos a mola propulsora da economia de Goiás no norte do Estado”
Em suas considerações, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, disse ser um “entusiasta do emprego” e pontuou que o Governo de Goiás, além cuidar da saúde das pessoas de forma preventiva, com ações para evitar a rápida proliferação do coronavírus em Goiás, não se descuidou da geração de empregos, atraindo novas empresas e indústrias. “A gente vê um trabalho sério, dedicado, de uma equipe do governo, em um momento em que todas as dificuldades do mundo estão sob a responsabilidade dos gestores, não só públicos, mas também dos gestores empresariais do Estado de Goiás”, afirmou.
*Presente para a economia*
A escolha da data, 25 de maio, para manifestação da chegada das novas empresas teve um motivo especial: o Dia da Indústria. Caiado não deixou de render homenagens “àqueles que geram empregos e qualidade de vida ao Estado” e considerou a vinda das empresas um verdadeiro presente à economia goiana. “No momento em que o Estado cuida bem da Segurança, da Saúde da população, faz com que seja cada vez mais republicano, transparente e facilitador de investimentos, nós recebemos em troca a confiança do empresário que quer investir e trabalhar”, frisou.
Caiado aproveitou para falar do ProGoiás, novo programa de incentivos fiscais do Estado, cuja meta é promover o desenvolvimento, com a criação de postos de trabalho, com a devida absorção de mão de obra e movimentação de caixa, mediante investimentos no setor privado com incentivos governamentais.
Presidente do Fórum Empresarial, Marcelo Baiocchi festejou os resultados e elogiou o diálogo que tem mantido com a equipe do governo do Estado, redundando em ações como a iniciativa do ProGoiás, que vai atrair, cada vez mais, novos investidores para o Estado. “Nós, do Fórum Empresarial, somos grandes parceiros do Estado, para que Goiás possa ocupar seu espaço no contexto nacional. Fazemos coro com esta equipe do Governo de Goiás, que não se cansa de buscar investimentos”, pontuou.
Diretor-executivo da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial), Edwal Portilho, o Chequinho, ressaltou que a indústria goiana já é a sétima melhor do País, mas que há espaço para melhorar. “Com o trabalho da SIC, vai subir para a sexta, passando o Rio de Janeiro”, afirmou, lembrando que Goiás, por sua riqueza, principalmente em termos de matérias-primas, terá total condição de sair na frente na retomada da economia pós pandemia. Para isto, frisou, é preciso união de governo, empresariado, prefeitos e investidores. “Com esta captura de sinergia, em sintonia fina, é que continuaremos desenvolvendo fortemente no Estado de Goiás”, destacou Chequinho.
Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde, falou em nome de todos os demais prefeitos atendidos pelo protocolo. Após a finalização dos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, a cidade vai dar início à construção de plataforma multimodal. Segundo o prefeito, já foram contratados 120 funcionários para o início dos trabalhos, chegando a 1,5 mil empregados nos próximos três meses. A ferrovia vai mudar o perfil da economia não só do município, mas do Estado, com a configuração de um novo hub logístico.
“Para se ter uma ideia, serão 1,2 mil bitrens por dia e 2 milhões de toneladas de carga por ano”. Paulo lembra que o projeto, que começou em 2017, já era transformador naquela época. Agora, torna-se vital para vencer o que chamou de ‘segunda pandemia’: o desemprego. “Isso mostra o quanto o governador tem trabalhado para preservar não só nossas vidas, mas também nossa economia”.
*Participantes da videoconferência*
Acompanharam a videoconferência: O prefeito de Goiânia, Iris Rezende; os senadores Jorge Kajuru e Luiz do Carmo; os deputados federais Flávia Morais, Zacarias Calil, Francisco Júnior, Glaustin da Fokus, José Mário Schreiner, José Nelto, Vitor Hugo, Lucas Vergílio; Alcides Rodrigues; os deputados estaduais Álvaro Guimarães, Amauri Ribeiro, Hamilton Filho, Bruno Peixoto, Cairo Salim, Charles Bento, Chico KGL, coronel Adailton, Diego Sorgatto, dr. Antônio Carlos, Henrique César, Humberto Aidar, Iso Moreira, Jeferson Rodrigues, Júlio Pina, Paulo Cezar Martins, Paulo Trabalho, Rafael Gouveia, Rubens Marques, Thiago Albernaz, Vinicius Cirqueira, Wagner Neto, Tião Caroço, Wilde Cambão, Zé Carapô; os secretários Wilder Morais (Indústria, Comércio e Serviços), Cristiane Schmidt (Economia), Adriano da Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Andréa Vulcanis (Meio Ambiente), Antônio Carlos Neto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Marcos Cabral (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás – Codego).
Também participaram da reunião virtual os subsecretários Adonídio Neto Vieira (Atração de Investimentos e Negócios), César Moura (Fomento e Competitividade), os presidentes das entidades Marcelo Baiochi (Fecomércio); Ubiratan Lopes (Facieg), Valdir Ribeiro (FCDL); Rubens Fileti (Acieg); Herculano Anghinetti (presidente executivo da Adial); Otavio Lage Filho (Adial); Luís Alberto Pereira (OCB/GO); os prefeitos Roberto Naves (Anápolis); Adib Elias (Catalão); Paulo do Vale (Rio Verde); Flávio Batista de Souza (Mara Rosa); Gil Tavares (Nerópolis); Mateus Felix (Santa Cruz de Goiás); Renis César (Itajá); Paulo César de Rezende (Hidrolândia); Jânio Darrot (Trindade); Ailton José Barreto (Nova Crixás); Josemar Saraiva Freire (Cavalcante); Jefferson Leonardo (Guapó) e José Willian Coelho (Panamá).
*Protocolo de intenção*
Assinaram o protocolo de intenções celebrado pelo Governo do Estado de Goiás, através: das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio e Serviços; Economia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento e Inovação; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), as empresas: AHL Pulp Indústria de Alimentos; AJL Agronegócio Josidith; Amarillo Mineração do Brasil; Armazéns Gerais 2 Irmãos; Bionorte Indústria e Comércio de Biodiesel; Buschle Alimentos; Eucamad Eucalipto Madeira; Fortal Distribuidora; Frinense Alimentos; Frivam Alimentos; Funcional Logística; Krona Tubos e Conexões Centro-Oeste; Laticínio Maedra; Ms Bastos Representações (Farma Supply); Maxxi Plus Comercial Importadora e Exportadora; Movia – Consultoria e Holding; Polybio Indústria de Produtos Plásticos; SAS Indústria e Comércio de Produtos Químicos; Soul Produtos; Tecnoequip Transporte de Cargas; XD Importação e Exportação.
A Implantação de Unidades Industriais se dará nos municípios de: Abadiânia, Anápolis, Catalão, Cavalcante, Goiânia, Guapó, Hidrolândia, Itajá, Mara Rosa, Nerópolis, Nova Crixás, Panamá, Professor Jamil, Rio Verde, Santa Cruz De Goiás, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Trindade e Vianópolis.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (22), mais um paciente testou positivo para a COVID-19. Se trata de 1 mulher de 58 anos de idade. A mesma realizou o teste rápido do governo federal. Portanto, mais este caso aparecerá na atualização da Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do Lacen ou através de teste rápido fornecido pelo governo federal e produzido pela Fiocruz. Assim, constará na estatística estadual 14 casos confirmados: 04 através do Lacen (PCR) e 10 através dos testes rápidos fornecidos pelo governo federal.
Foi notificado mais dois casos de suspeita de Coronavírus no município de Catalão. Se trata de:
✅01 mulher de 36 anos;
✅01 homem de 41 anos.
E negativado mais cinco casos de suspeita de Coronavírus:
❌01 mulher 52 anos;
❌01 mulher de 80 anos;
❌01 mulher de 66 anos;
❌01 homem de 65 anos;
❌01 homem de 57 anos.
Dessa forma, hoje temos 121 (cento e vinte e um) casos negativados, 27 (vinte e sete) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 12 (doze) casos de suspeita de coronavírus, 01 (um) caso de internação clínica e outro de internação em UTI e 04 (quatro) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.
No telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 6 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos
20 pacientes e 137 contatos monitorados.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
- SECOM – Prefeitura de Catalão
O Catalano Elder Galdino aos 52 anos de vida, soube aproveitar todas as oportunidades que, lhes foram apresentadas. Se orgulha da família que tem, pai amoroso, leva consigo os valores familiares que lhes foram repassados, fazendo desses seu suporte em busca de novos objetivos e conquistas.
Conheça um pouco mais da história deste homem, que hoje está apto a seguir novos caminhos.
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (22), mais um paciente testou positivo para a COVID-19. Se trata de 1 mulher de 34 anos de idade. A mesma realizou o teste PCR (Lacen). Portanto, mais este caso aparecerá na atualização da Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do Lacen ou através de teste rápido fornecido pelo governo federal e produzido pela Fiocruz. Desas forma, constará na estatística estadual 13 casos confirmados: 04 através do Lacen (PCR) e 09 através dos testes rápidos fornecidos pelo governo federal.
Dessa forma, hoje temos 116 (cento e dezesseis) casos negativados, 26 (vinte e seis) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 13 (treze) casos de suspeita de coronavírus, 01 (um) caso de internação clínica e outro de internação em UTI e 04 (quatro) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.
No telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 14 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos 30 pacientes e 168 contatos monitorados.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (21), mais um paciente testou positivo para a COVID-19. Se trata de 1 mulher de 47 anos de idade. A mesma realizou o teste rápido do governo federal. Portanto, mais este caso aparecerá na atualização da Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do teste rápido fornecido pelo governo federal e produzido pela Fiocruz. Desas forma, constará na estatística estadual 12 casos confirmados: 03 através do Lacen (PCR) e 09 através dos testes rápidos fornecidos pelo governo federal.
Foi notificado mais um caso de suspeita de Coronavírus no município de Catalão. Se trata de:
✅01 mulher de 79 anos;
E negativado mais doze casos de suspeita de Coronavírus:
❌01 homem de 29 anos;
❌01 homem de 80 anos;
❌01 homem de 36 anos;
❌01 homem de 59 anos;
❌01 mulher de 48 anos;
❌01 mulher de 48 anos;
❌01 mulher de 57 anos;
❌01 mulher de 40 anos;
❌01 mulher de 53 anos;
❌01 mulher de 51 anos;
❌01 mulher de 24 anos;
❌01 mulher de 21 anos.
Uma mulher de 34 anos, que estava internada em observação, foi transferida para a UTI.
Dessa forma, hoje temos 116 (cento e dezesseis) casos negativados, 26 (vinte e seis) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 14 (quatorze) casos de suspeita de coronavírus, 01 (um) caso de internação clínica e outro de internação em UTI e 03 (três) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.
No telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 6 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos
20 pacientes e 137 contatos monitorados.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
GOIÁS ATINGE PONTUAÇÃO MÁXIMA EM RANKING DE TRANSFERÊNCIA SOBRE O CORONAVIRUS
Goiás atingiu 100 pontos no ranking nacional da Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia os dados referentes ao Índice de Transparência da Covid-19 nos portais e sites dos governos estaduais e federal. O ranking foi divulgado no início da noite desta quinta-feira (21/5) e esta é a primeira vez que um Estado alcança a pontuação máxima desde que a avaliação semanal foi implantada, no começo de abril. Minas Gerais e Ceará também estão em primeiro lugar, com 100 pontos.
Para manter sua meta de austeridade e seriedade com os recursos públicos, o Governo de Goiás criou o CoronaTransp no final de março, onde a população e os órgãos de controle têm acesso a todos os dados referentes à aquisição de bens e serviços no combate ao coronavírus e o detalhamento dos casos da doença no Estado. O CoronaTransp, que está no Portal da Transparência, é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado e pela Secretaria de Estado da Saúde, que tratam e divulgam as informações em formato de dados abertos.
Ao longo destas semanas, a CGE e a SES foram adequando os dados à metodologia da organização e o Estado chega agora ao nível mais alto da avaliação – estava com 90 pontos na semana passada. Quem ganha com isso é a sociedade, que tem na transparência do Governo de Goiás um aliado e a certeza de que os valores dos impostos são bem aplicados e como são investidos. O ranking pode ser conferido no endereço www.transparenciacovid19.ok.org.br.
Para a composição do no Índice de Transparência da Covid-19, são avaliados um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais essa transparência contribuirá para agilizar o trabalho interno dos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.
A Open Knowledge Brasil, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no País desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.
*Controladoria-Geral do Estado – Governo de Goias*
MDB DE CATALÃO A CADA DIA MAIS FORTALECIDO PARA DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 2020
Nesta noite de quinta-feira, 21 de maio, reunimos alguns pré-candidatos a vereador do MDB e do PRB de Catalão para discutir sobre os próximos passos da nossa pré-campanha a prefeito nas eleições 2020.
Respeitamos todas as orientações de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento entre as cadeiras e higienizando todos com álcool gel para garantir a segurança de todos os presentes.
Graças a Deus, a todos os nossos companheiros e à nossa população, o nosso nome vem ganhando força e se firmando como a nova opção para transformar Catalão numa cidade melhor, mais humana e para todos!
*DECISÕES COMPARTILHADAS:CAIADO E PREFEITOS DEBATEM AÇÕES DE COMBATE A COVID-19*
_Governador promoveu reunião, por videoconferência, com gestores das cidades mais impactadas pelo coronavírus, questionou excessos na flexibilização em algumas delas e assegurou apoio no tratamento dos pacientes. Procurador-geral de Justiça também frisou parceria para proteger os goianos_
Por mais de quatro horas, o governador Ronaldo Caiado ouviu atentamente os prefeitos das cidades goianas em que a situação de contaminação pelo coronavírus é mais crítica e também os gestores dos municípios turísticos. A reunião foi realizada por videoconferência na noite desta segunda-feira (18/05) e pôde ser acompanhada pela imprensa e por internautas em tempo real. Foram mais de 200 mil visualizações.
“Preocupado com a situação das demandas das UTIs em Goiás, abri essa discussão com vocês e com todos os Poderes constituídos, líderes religiosos, empresários”, anunciou Caiado. “Esse inimigo invisível só é sentido no momento da perda de um familiar ou pessoa próxima e é exatamente contra isso que estamos lutando fortemente.”
Ao ser questionado, o governador reafirmou a sua decisão de continuar a valer em Goiás o decreto governamental 9.653, de 19 de abril. Pela normativa, o Estado impôs protocolos rígidos para a reabertura gradual do comércio, mas, compartilhou a decisão sobre o que flexibilizar com as prefeituras, seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a definição é prerrogativa também dos municípios.
“O Estado se propõe a auxiliar os prefeitos naquilo que cada um entender que é o melhor para a população local, desde que tenham um plano de contingência e outro epidemiológico capazes de dar atenção aos pacientes contaminados”, assegurou Caiado, logo depois de fazer um breve histórico sobre o avanço da Covid-19 no Estado, a queda do índice de isolamento de 70% para 37%, e as medidas adotadas desde o dia 13 de março.
O decreto, em seu artigo 4º, dá autonomia aos municípios de flexibilizarem ou restringirem as medidas de isolamento social, baseado em “nota técnica da autoridade sanitária local, respaldada em avaliação de risco epidemiológico diário de ameaças (fatores como a incidência, mortalidade, letalidade etc) e vulnerabilidades (disponibilidades de testes, leitos com respiradores, recursos humanos e equipamento de proteção individual)”. Na hipótese de aumento de casos de infecção pela Covid-19, em quantidade capaz de colocar em risco a capacidade hospitalar da região, o Estado poderá intervir, adotando novas medidas de restrição.
Sendo assim, nas cidades cujos prefeitos decidiram manter o mesmo direcionamento do Estado, poderão ser realizados cultos e missas apenas aos domingos, e estar abertos comércios como salões de beleza e barbearia, serviços de lavajato, atividades de construção civil e mineração, além daqueles que são essenciais à vida e que nunca fecharam, como hospitais, farmácias e supermercados. Afirmaram estar nesse alinhamento com o Palácio das Esmeraldas, por exemplo, os líderes dos Executivos de Araçu, Aragarças, Alto Paraíso e de Goiânia, Iris Rezende.
“Com a ação do Estado e da Prefeitura de Goiânia, estamos conseguindo conter o avanço dessa doença, desse vírus, na capital. Estamos de mãos dadas, irmanados com o governo estadual”, ressaltou Iris, ao elogiar a postura ousada e corajosa do governador. Ele também lembrou que colocou à disposição dos pacientes contaminados 180 leitos de uma maternidade que estava prestes a ser inaugurada.
Outros prefeitos, munidos de dados locais técnicos, como o de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o de Anápolis, Roberto Naves, decidiram por uma maior flexibilização das atividades comerciais, já que, segundo eles, há leitos de UTI com respiradores suficientes nas cidades, até o momento, para atender a população. Eles também expuseram os protocolos que têm seguido e informaram que, no caso de os índices suplantarem o parâmetro considerado crítico, poderão voltar com medidas de isolamento social mais restritivas.
*Entorno*
Os representantes do Entorno do Distrito Federal, região que sempre mereceu atenção devido à vulnerabilidade social da população, discorreram sobre os principais problemas que enfrentam no combate ao coronavírus, um deles, o grande fluxo de pessoas que trabalham em Brasília. A prefeita de Luziânia, Edna Aparecida, sugeriu que seja feita uma negociação junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para que os ônibus não saiam das cidades rumo à capital tão cheios.
Ela também aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador a instalação de um hospital de campanha no município, na semana passada, e a destinação de 11 respiradores, para a unidade, que passará a ser referência para a região depois do fim da pandemia. O prefeito de Formosa, Gustavo Marques, igualmente agradeceu a Caiado pela estadualização do hospital da cidade e disse que só abriu o comércio, com medidas de prevenção, depois de colocar cinco barreiras sanitárias e determinar o fechamento da rodoviária.
Paralelamente ao trabalho que os prefeitos agora assumem de contenção da doença no Estado, o governador Ronaldo Caiado destacou que prossegue com a regionalização da Saúde e com a estadualização dos hospitais já anunciados – além do de Formosa, entram nesta lista os de Luziânia, Jataí, São Luís dos Montes Belos, Itumbiara e o convênio a ser firmado com a Prefeitura de Porangatu. O governador também colocou à disposição os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para auxiliarem os prefeitos na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais.
Ao final do encontro, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi, também falou aos prefeitos. Ressaltou a dificuldade de combater um inimigo invisível, que muitas vezes é desacreditado até chegar às nossas famílias. “Compreendemos a situação dos municípios e prefeitos, mas pedimos que tenham muita consciência e atuem junto ao Ministério Público, que não pode ser visto como alguém que induz ações na justiça, mas como parceiro nos projetos que forem relacionados à preservação da vida, especialmente, nesse momento grave que nós estamos vivendo e enfrentando.”
*Correlata*
*Postura republicana de Caiado é ressaltada por prefeitos*
Independente das posições tomadas na videoconferência realizada na noite desta segunda-feira, todos os gestores municipais elogiaram a atitude republicana e conciliatória do governador em promover um debate público em que as decisões pudessem ser compartilhadas.
Já no início da reunião, o governador relembrou que não deixou de repassar um mês sequer todos os recursos previstos por lei aos municípios, sem distinção política entre eles. Fora isso, os prefeitos também elogiaram a coragem de Caiado no combate à Pandemia em Goiás. “Quero parabenizar o senhor. Cada um tem que assumir a responsabilidade do seu município para que isso não pese só na conta do governador”, pontuou Jânio Darrot, de Trindade.
O trabalho de distribuição de cestas básicas em todos os municípios, coordenado pela presidente do Grupo Técnico Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, junto com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), também foi reconhecido pelas lideranças locais. Elas destacaram a maneira como foi realizado, sem viés político e partidário.
A videoconferência conjunta desta segunda-feira foi proposta pelo governador depois de uma série de reuniões realizadas na última semana, não somente com prefeitos, mas também com representantes de todos os Poderes constituídos, do Ministério Público, Defensoria Pública, dos Tribunais de Contas dos Municípios (TCM) e do Estado (TCE), lideranças religiosas, empresariais e classistas.
A proposta original de Caiado era restringir, a partir desta semana, o comércio em 32 cidades – as 24 com maior número de casos confirmados da Covid-19 e oito com potencial turístico, já que muitas pessoas têm confundido quarentena com férias. “Temos percebido, também, a contaminação entrando em Goiás pelos Estados do Norte, como Pará e Manaus, passando pelo Tocantins. Mas eu respeito a decisão dos prefeitos. Não existe decreto que funcione sem o compartilhamento de todos os entes federados. Não vou colocar algo se não tiver o engajamento da população e das autoridades locais”, finalizou.
*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*
PECUARISTA E PRÉ CANDIDATO A PREFEITO ELDER GALDINO TEVE SUA FAZENDA INVADIDA POR QUADRILHA DE BANDIDOS
NOTA À IMPRENSA
O pecuarista Elder Galdino teve uma de suas fazendas invadida por uma quadrilha de criminosos na noite desta segunda-feira, dia 18 de maio. Os bandidos chegaram e renderam à namorada do empresário, entraram na casa e reviraram móveis e outros pertences. O pecuarista chegou depois e conseguiu encontrar sua namorada amordaçada e com vários cortes. Nada foi levado. A Polícia Militar e Técnico-Científica estiveram no local. A Política Civil está investigando o caso.





