Catalão
PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CATALÃO ELDER GALDINO SEGUE EM BUSCA DE APOIO POLÍTICO
O cenário eleitoral de Catalão muda a cada instante, mas continua sendo analisado por muitos experts com a mesma ótica, a de que o jogo político determinará a força de uma candidatura. É essa visão que leva candidatos a travar batalhas para obter apoios de partidos e gestores que possam favorecê-los com o poder da “máquina” e de alianças para unir a força das legendas.

Elder Galdino em reunião com Sen. Vanderlan e demais lideranças política
Para alguns candidatos, conquistar o apoio do prefeito ou do governador pode ser a “jogada decisiva”. Ao que parece, esses políticos não aprenderam com as últimas eleições presidenciais, um pleito em que se esperava que o jogo fosse vencido no campo político. Na verdade, os eleitores descrentes da política apostaram em quem os fez acreditar que suas necessidades reais seriam levadas em consideração.
Candidatos que gastam muitas energias na busca do apoio de “caciques” ou de alianças político-partidárias terminam esquecendo que a palavra final é sempre do povo. E se o povo gostar de um candidato, pouco se importará com esses apoios políticos.

Edésio Luiz e sua esposa Deusanete Da Silva Luiz e Elder Galdino

Arlindo Baptistella (Daco) e sua mãe, Tânia e Elder Galdino
Alguns dos possíveis candidatos postos em Catalão seguem acreditando que uma pré-campanha vitoriosa será determinada depender de ser “o candidato do governador”, ou de algum outro figurão, esquecendo que quem define o jogo é quem conseguir se posicionar como “o candidato do povo”.
Elder Galdino, que tem sido apontado como pré-candidato a prefeito de Catalão, parece compreender “as novas regras do jogo”, embora siga sendo tratado como o Plano B ou C dos caciques. O pecuarista, que tem forte atuação no meio agro em Catalão, segue firme apostando tudo na consolidação da sua candidatura a partir do diálogo direto com as pessoas, entendendo que a melhor aliança vem da força popular.
FONTE-JUACONTECIMENTOS
Em documento, membros do diretório municipal, comissão executiva e filiados avaliam que a permanência na gestão de Adib “contrariam frontalmente as deliberações congressuais e princípios do partido”; deliberação acompanha política de aliança do Diretório Nacional
O manifesto também relata o esforço dos filiados, filiadas e membros para que o partido lance uma chapa própria para as eleições deste ano. (Reprodução/Arquivo)
Em manifesto publicado no último dia 19/5, membros da executiva nacional, diretório e filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Catalão se posicionaram pelo rompimento com a base do prefeito Adib Elias (Podemos).
A publicação lembra que o prefeito de Catalão, Adib Elias, fez campanha para Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado, levando a expulsão do MDB e posterior filiação ao Podemos.
“Adib Elias é conhecido na cidade como um dos ditos coronéis que se revezam no poder da cidade. Mantém parte dos servidores municipais recebendo menos de um salário mínimo mensal, o que é Ilegal. Persegue servidores não alinhados, transferindo-os de local de trabalho, cortando gratificações, promovendo chantagem e ameaças aos não concursados. Sua forma de atuação política afronta o princípio da democracia participativa, da independência dos poderes municipal, por perseguir adversários utilizando de táticas nada republicanas”, diz parte do manifesto.
No documento, o grupo também aponta que a política de Adib Elias é composta por “antigas práticas clientelistas, para as quais a população, para ter acesso a seus direitos são, muitas vezes, submetidas, a buscar a rede informal de poder no gabinete e no legislativo municipal, para intermediar marcação de consultas, cirurgias e outros procedimentos”.
Candidatura própria
O manifesto também relata o esforço dos filiados, filiadas e membros para que o partido lance uma chapa própria para as eleições deste ano.
“Nesse sentido, avaliamos que não era possível que filiados ao partido continuassem numa prefeitura de extrema direita, bolsonarista, inimiga dos trabalhadores. Achamos importante que esses companheiros se somem à luta pelo fim do governo Bolsonaro, como diz a resolução do último Diretório Nacional do PT, e à luta para acabar de vez com os coronéis que se revezam na prefeitura de nossa cidade há anos”.
Decisão de entregar cargos
Reunidos em 14 de março de 2020, o diretório do PT Catalão deliberou, por maioria, pela entrega dos cargos comissionados na prefeitura, no entanto, a decisão foi anulada pelo atual presidente do partido, Álvaro Barbosa da Silva. O documento diz que Álvaro “não conseguiu explicar” por quais razões ele acredita que a permanência dos filiados nos cargos que ocupam é benéfica para o partido e para a luta dos trabalhadores.
Filiados no governo
Segundo informações preliminares, quatro membros do Partido dos Trabalhadores de Catalão permanecem no mandato de Adib Elias. São eles Paulo Teodoro Guimarães, Welington Cesar da Silva, Paulo Rogério e Nilson Divino (Faísca).
Presidente do PT Catalão
À reportagem, o presidente do PT Catalão, Álvaro Barbosa, disse que a decisão de deixar a base de Adib foi revogada: “tentei me explicar mas fui voto vencido”.
“O que acontece é que o PT, ele é um partido democrático, quem fala de política, de aliança, é o encontro que ainda não teve, mas quando houver, a gente vai decidir qual a posição da cidade, então por enquanto a gente está na medida tomada em 2016, de ficar na base, que vai até o dia 31 de dezembro”, declarou Álvaro.
Ainda de acordo com Álvaro, na época da aliança, foi definido que o partido teria cinco cargos no governo de Adib. Hoje, quatro desses cargos estão ocupados.
FONTE-SDNEWS
A união dos dois grupos deverá colocar juntos 70 pré-candidatos a vereador em três ch
Na noite desta segunda-feira (25), os pré-candidatos a prefeito de Catalão, Elder Galdino (MDB) e Luciano Tampa (PL) estiveram reunidos para discutir a união dos grupos na cidade para as eleições municipais.
Acompanhados por dirigentes partidários dos dois partidos, os pré candidatos alinharam decisões relacionadas ao projeto de gestão que será apresentado em Catalão.
Com o aval dos diretórios do MDB e do PL, (leia-se Daniel Vilela e a deputada federal Magda Mogatto), eles acertaram que farão uma pesquisa eleitoral no mês de julho. Os resultados vão definir os caminhos dos grupos de oposição na cidade. A união dos dois grupos também vai colocar 70 pré-candidatos a vereador, divididos em três chapas.
Pela estrutura partidária e articulações realizadas nos últimos meses, Elder Galdino caminha para reunir ainda mais força para o pleito de 2020, agregando a maior chapa de oposição em Catalão.
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) não participou da reunião, mas segundo os dois pré candidatos, não há restrições ao apoio do deputado. Os pré-candidatos Marcelo Mendonça (PSB) e Giovani Cortopassi (PDT) também não estiveram presentes.
Fonte: Notícias GO
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (27), mais quatro pacientes testaram positivo para a COVID-19, através do teste rápido do município. Se trata de:
✅01 homem de 45 anos;
✅01 homem de 65 anos;
✅01 homem de 65 anos;
✅01 mulher de 50 anos;
Foram notificados mais quatro casos de suspeita de Coronavírus no município de Catalão. Se trata de:
✅01 homem de 27 anos;
✅01 homem de 45 anos;
✅01 homem de 57 anos;
✅01 homem de 64 anos.
O resultado do teste PCR do recém-nascido testou negativo para a COVID-19.
E temos 4 internações clínicas: dois homens 95 anos e 58 anos e duas mulheres, uma de 66 anos e outra de 80 anos de idade. E 2 internações em UTI: uma mulher de 34 anos, um recém-nascido e dois homens, um de 25 anos e outro de 82 anos.
Dessa forma, hoje temos 126 (cento e vinte e seis) casos negativados, 38 (trinta e oito) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 19 (dezenove) casos de suspeita de coronavírus, 04 (quatro) casos de internações clínicas, 04 (quatro) casos de internações em UTI e 05 (cinco) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.
Através do telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 8 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos 54 pacientes e 112 contatos monitorados.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
Coronavírus é uma realidade, mas a dengue também necessita de vigilância constante. O grande percentual de óbitos causados pela covid-19, tanto em Goiás quanto no Brasil, dispara um alerta que mascara outro: a ameaça constante das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti estão ficando em segundo plano.
O Ministério da Saúde anunciou que a COVID-19 já matou quase 23 mil pessoas no país. Nesse contexto, deixar água parada pode criar mais um problema ao sistema de saúde, em meio ao cenário já complexo de combate ao novo coronavírus.
O isolamento sem os cuidados contra o mosquito pode favorecer a proliferação do vetor, transmissor também da chikungunya e da zika. Além de sobrecarregar o sistema de saúde, que também enfrenta outras doenças respiratórias nesta época do ano.
O secretário de Saúde do município, Velomar Rios, disse que coronavírus é prioridade do momento, mas que não se pode baixar a guarda com as chamadas arboviroses. “A população em isolamento deve aproveitar para rever em suas casas os possíveis locais com foco do mosquito e eliminá-los, para o poder do transmissor não aumentar”, afirma.
Em 2020, até o mês de abril, foram notificados em Catalão 346 (trezentos e quarenta e seis) casos de dengue. Sendo 156 casos confirmados através de exames, 136 negativos e mais 54 casos com confirmação clínica epidemiológica, onde o médico reconhece a dengue pelos sintomas, independente de exame.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda reforça que o combate ao mosquito da dengue, Zika e chikungunya é uma missão conjunta entre o poder público e a população. E toda comunidade pode colaborar nessa força-tarefa.
O telefone do disque dengue continua disponível em caso de dúvidas ou até para denúncias. O número é 3442-5449.
SECOM – Prefeitura de Catalão
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (26), mais cinco pacientes testaram positivo para a COVID-19, através do teste rápido. Se trata de:
✅01 homem de 25 anos;
✅01 homem de 48 anos;
✅01 homem de 70 anos;
✅01 mulher de 46 anos;
✅01 mulher de 59 anos.
Quatro desses pacientes realizaram teste rápido do governo federal, portanto, serão contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do Lacen ou através de teste rápido fornecido pelo governo federal (Fiocruz). Assim, constará na estatística estadual, 19 casos confirmados: 05 através do Lacen (PCR) e 14 através dos testes rápidos.
Foi notificado mais um caso de suspeita de Coronavírus no município de Catalão. Se trata de:
✅01 mulher de 66 anos;
Temos 3 internações clínicas, um homem de 82 anos, outro de 95 anos e outro de 58 anos. E 2 (duas) internações em UTI, uma mulher de 34 anos e um recém-nascido.
Dessa forma, hoje temos 125 (cento e vinte e cinco) casos negativados, 34 (trinta e quatro) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 16 (dezesseis) casos de suspeita de coronavírus, 03 (três)casos de internações clínicas, 02 (dois) casos de internações em UTI e 05 (cinco) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.
No telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 7 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos 28 pacientes e 74 contatos monitorados.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão
#Decreto| O Prefeito de Catalão, Adib Elias, em atendimento ao 5º Ato do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus e em atenção e à Nota Técnica nº 001/2020 da Secretaria Municipal de Saúde, assinou na tarde desta terça-feira (26), o decreto de nº 2129, alterando o decreto de nº 2087, de 19 de abril de 2020, que dispõe sobre a situação de emergência na saúde pública do município de Catalão em virtude da COVID-19.
👉Vejam as atividades que podem funcionar:
✅ postos de combustíveis, com horário de funcionamento entre 06h00min e 22h00min;
✅lojas de conveniência instalados em postos de combustíveis, com horário de funcionamento entre 06h00min e 18h00min;
✅supermercados e congêneres, com horário de funcionamento entre 06h00min e 22h00min;
✅distribuidoras de bebidas, com horário de funcionamento entre 06h00min e 20h00min;
✅ restaurantes, lanchonetes e bares devendo ser respeitada a distância mínima de 2 (dois) metros entre os usuários e com observância, no que couber, às regras previstas no art. 3º deste Decreto, com horário de funcionamento entre 06h00min e 22h00min;
✅ o transporte aéreo e rodoviário de cargas, o transporte intermunicipal de passageiros, inclusive por meio de aplicativos;
✅cartórios extrajudiciais, ressalvados os de protesto, desde que observadas as normas editadas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás;
✅atividades de organizações religiosas, nos termos do disposto no art. 7º deste Decreto;
✅ atividades individuais em academias, mediante agendamento prévio, com atendimento simultâneo restrito à 50% da quantidade de aparelho fixo existente ou respeitando a distância de 2 (dois) metros entre os usuários e com observância às regras previstas no art. 3º deste Decreto, sendo vedadas atividades em grupos e coletiva.
✅ serviços concessionários e permissionários de transporte urbano municipal, através de ônibus e motocicletas (mototáxi).
✅ funcionamento de salões de beleza e barbearia.
👉Atividades que continuam suspensas:
🚫Aulas escolares nas Unidades de Ensino públicas e privadas, inclusive Universidades, Cursos Técnicos e de extensão e ainda aquelas realizadas no âmbito da Secretaria Municipal de Esportes, Fundação Cultural e CCPA.
🎭E lembrando que a população deve usar máscaras de proteção facial ao sair de casa. As mesmas devem ser confeccionadas conforme orientações do Ministério da Saúde.
Segue o decreto na íntegra➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/decreto-municipal-de-n-2129-de-26-de-maio-de-2020,NTV,MTEzNTQx.html
#Atualização| A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que hoje (25), mais um paciente testou positivo para a COVID-19. Se trata de 1 homem de 82 anos de idade. O mesmo realizou o teste PCR (Lacen). Portanto, mais este caso aparecerá na atualização da Secretaria de Saúde do Estado, pois a mesma só considera caso confirmado, quando a testagem ocorre através do Lacen ou através de teste rápido fornecido pelo governo federal (Fiocruz). Assim, constará na estatística estadual 15 casos confirmados: 05 através do Lacen (PCR) e 10 através dos testes rápidos fornecidos pelo governo federal.
E 2 homens, um de 57 anos e outro de 59 anos, testaram positivo para a COVID-19 através do teste rápido do município.
Foram notificados mais 4 casos de suspeita de Coronavírus no município de Catalão. Se trata de:
✅01 mulher de 25 anos;
✅01 homem de 43 anos.
✅01 homem de 21 anos;
✅ 01 recém- nascido.
E negativados mais 4 casos de suspeita de Coronavírus:
❌01 mulher de 79 anos;
❌01 homem de 15 anos;
❌01 homem de 43 anos.
❌01 home de 58 anos.
Temos 2 (duas) internações clínicas, um homem de 82 anos e outro de 95 anos e 3 (três) internações em UTI, uma mulher de 34 anos, um recém-nascido e um homem de 58 anos.
Dessa forma, hoje temos 125 (cento e vinte e cinco) casos negativados, 29 (vinte e nove) casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, 15 (quinze) casos de suspeita de coronavírus, 02 (dois) casos de internações clínicas, 03 (três) casos de internações em UTI e 05 (cinco) casos confirmados através do Lacen, onde um já está curado.
No telemonitoramento são acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 6 casos monitorados atualmente. Na Vigilância Epidemiológica, temos
20 pacientes e 137 contatos monitorados.
Lembrando que, só serão divulgados casos de suspeita de Coronavírus, quando a Secretaria Municipal de Saúde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.
SECOM – Prefeitura de Catalão




