Catalão
BANCO DO POVO RETORNARÁ PARA CATALÃO COM CRÉDITOS PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES
#BancoDoPovo| Banco do Povo retornará para Catalão com créditos para pequenos empreendedores
Resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, a cidade de Catalão voltará a contar em breve com o Banco do Povo onde serão feitos empréstimos para pequenos empreendedores, a fim de fortalecer a economia local e tornar sonhos em realidade.
Matéria completa no site ➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/banco-do-povo-retornara-para-catalao-com-creditos-para-pequenos-empreendedores-,NTV,MTEzNDQ2.html
UFCAT/PREFEITURA SINALIZA PARCERIA E SEDIA EVENTO QUE MARCA INÍCIO DE NOVO PROJETO NA UFCAT
#UFCAT| Prefeitura sinaliza parceria e sedia evento que marca início de novo projeto na UFCat
Muitos têm sido os avanços na cidade de Catalão e eles têm acontecido em todos os setores. A educação tem tido importantes conquistas que refletem direta e indiretamente na vida em sociedade dos catalanos. Depois de ser elevada a Universidade Federal de Goiás, campus Catalão, à Universidade Federal de Catalão – UFACat – o processo de adaptação e melhorias dessa nova e independente fase são constantes. Esta semana, por exemplo, um novo projeto que tem total apoio da Prefeitura Municipal foi anunciado pela reitoria da universidade. É o Projeto do Núcleo de Apoio a Ciências e Engenharia, denominado Projeto de Cooperação Técnica entre a UFCat e a Universidade Federal do ABC.
Matéria completa no site ➡️ http://www.catalao.go.gov.br/site/prefeitura-sinaliza-parceria-e-sedia-evento-que-marca-inicio-de-novo-projeto-na-ufcat,NTV,MTEzNDQ0.html/
#Codego| Na tarde de ontem, o prefeito de Catalão, Adib Elias, o presidente do DIMIC, Deusmar Barbosa e representantes da Cooperativa Agropecuária de Catalão – COACAL, participaram de uma reunião com o presidente da CODEGO, Marcos Cabral.
A pauta da reunião foi a devolução de uma área de 45 mil metros quadrados cedida à instituição no Distrito Minero-Industrial de Catalão – DIMIC, e retomada pela gestão anterior.
A intenção da cooperativa é construir no polo industrial, um laticínio e uma fábrica de ração, agregando valor ao produto primário fornecido pelos cooperados.
Durante a reunião, o prefeito Adib Elias lembrou da importância do DIMIC para a cidade de Catalão e para o Estado, pois é fonte de geração de emprego e desenvolve a economia da região.
Marcos Cabral, após ouvir atentamente todas reivindicações, afirmou que remeterá a solicitação da cooperativa para a assessoria jurídica da CODEGO, para avaliar sua viabilidade.
#prefeituradecatalão #codego #coacal #catalão #goiás
O Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionado na manhã de hoje, 8, para prestar atendimento em uma queda de moto na BR-050.

O acidente aconteceu às 11:05h da manhã, no trevo da empresa Adubos Araguaia, entrada da cidade.
O motociclista perdeu o controle, chocando contra a proteção metálica da pista.

Foram empenhamos 6 militares e 2 viaturas na ocorrência.
No local os bombeiros observaram que se tratavam de duas vítimas, um homem de 26 anos (condutor) e outro de 18 (passageiro).

O condutor sofreu corte no supercílio, queixo e pernas, contusão no tórax, escoriações nos braços e pernas e fratura de alguns dentes. Estava agitado, se debatendo, com sintomas de traumatismo craniano.
O passageiro estava consciente, orientado, queixando de dores no abdômen, onde havia uma contusão, além de escoriações pelo corpo e contusão também nas costas.
Após os procedimentos de primeiros socorros, as vítimas foram transportadas ao Pronto Socorro da Santa Casa.
O Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionado na manhã de hoje, 6, para realizar a captura de um lobo-guará.
O animal estava acuado dentro de uma casa abandonada no bairro Jardim Paulista.

Cinco militares foram ao local, onde utilizaram cordas e uma caixa de contenção para capturar o lobo.

Em seguida o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Catalão.

ESPÉCIE
O lobo-guará é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon. Provavelmente, a espécie vivente mais próxima é o cachorro-vinagre. Ocorre em savanas e áreas abertas no centro do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, sendo um animal típico do Cerrado.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
A presença desse animal silvestre em um ambiente urbano sempre chama a atenção, reflexo de aspectos negativos como queimadas e falta de comida.
Outra hipótese é que o lobo pode estar se adaptando à invasão urbana próxima ao seu habitat natural, assim como aconteceu com outras espécies.
Essa proximidade com o domínio humano não é bom para um animal de grande porte que se desloca muito como o lobo-guará. Muitos são atropelados nas estradas. Eles também são vulneráveis a doenças comuns em cães, como parvovirose e cinomose.
A Prefeitura de Catalão continua investindo nas mais diversas áreas da administração pública. Na manhã desta sexta-feira (28), depois de adquirir novos computadores para a saúde municipal, foi realizada a entrega das máquinas na sede da Secretaria.
Matéria completa no site ➡️http://www.catalao.go.gov.br/site/prefeitura-adquire-novos-computadores-para-a-saude,NTV,MTEzNDM3.html·

A população catalana já conta com uma nova unidade escolar disponível e em total funcionamento. A Escola Municipal Antônio Pinheiro Santos, no bairro Copacabana, foi inaugurada pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira (02).
Matéria completa no site ➡️ www.catalao.gov.br

“Podemos não é de esquerda e nem de direita, mas para a frente, com mais democracia, para juntos decidir o futuro do país”. É com essa frase que a deputada federal por São Paulo e presidente do Podemos, Renata Abreu, define a posição do partido.
Além da recente filiação do prefeito de Catalão, Adib Elias Junior, mais um nome chega para ajudar na construção do partido na cidade, o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e economista Júlio Alfredo Rosa Paschoal.

Em entrevista à redação do Portal Serra Dourada News, Júlio Paschoal falou dos motivos que o levaram a escolher a legenda e dos futuros planos políticos no Estado de Goiás. “Sempre admirei o senador Álvaro Dias, pelo seu posicionamento como político e a maneira como conduz as questões do partido. Soma-se a isso o fato do prefeito Adib Elias, que para mim faz uma excelente administração, vir para o Partido e assumir a presidência do diretório estadual. Portanto essas duas questões, me levaram a vir para o Podemos”, disse ao mencionar o convite do prefeito Adib Elias.
Júlio não vai participar do processo eleitoral deste ano, mas registrou o interesse em disputar uma vaga na Câmara Federal. “Disputarei uma vaga na Câmara Federal, representando Catalão, a região da Estrada de Ferro e outros municípios do Estado de Goiás, em que faço um trabalho político a vários anos”, falou.
Lideranças nacionais do Podemos

Para Júlio, o partido tem construído importantes lideranças no país. O professor citou o senador Álvaro Dias, seguido do prefeito de Catalão, Adib Elias, e o deputado federal por Goiás, José Nelto. “Quem fala pelo Podemos em Catalão é o presidente Cairo Batista e o prefeito Adib Elias, novo presidente Estadual. Pelo que sei haverá uma chapa forte de vereadores, para dar sustentação a pré candidatura à reeleição do prefeito Adib Elias, que conta com outros partidos importantes em sua base de sustentação”, completou Júlio, importante apoio no caminho à reeleição de Adib Elias em Catalão.
FONTE-PORTAL SERRA DOURADA NEWS
SOBRE A SUSPEITA DE CORONAVIRUS EM CATALÃO: SECRETÁRIO DE SAÚDE AFIRMA QUE RAPAZ DE 23 ANOS FOI PARA O HDT DE GOIÂNIA, CASO FOI DESCARTADO NA MANHÃ DESTE SÁBADO
No29 de fevereiro de 2020


Desde às 22h30 da noite de ontem, sexta-feira (28/02), o Blog do Badiinho está recebendo inúmeras mensagens de vários leitores, que nos informam sobre a possibilidade termos em nossa cidade, a primeira suspeita do Novo Coronavírus – Covid-19, doença essa que começou no final de dezembro do ano passado na China, e se espalhou rapidamente no mundo todo.
O Blogueiro Badiinho Filho, na manhã deste sábado (29), entrou em contato com o Secretário de Saúde do município de Catalão, Senhor Velomar Gonçalves Rios, que afirmou que na data de ontem, realmente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão, um rapaz de 23 anos de idade, o qual apresentava problemas respiratórios. Segundo o secretário, antes, quando alguma pessoa procurava atendimento médico apresentando problemas respiratórios, a primeira suspeita era de H1N1, porém, levanta-se a questão do novo coronavírus.
Sobre o rapaz de 23 anos de idade que deu entrada na UPA nesta sexta-feira, Velomar explicou que, como ele apresentava uma síndrome respiratória, ele foi regulado para o Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia, capital de Goiás, isso devido ao grande alarme do coronavírus que assusta as pessoas. O secretário disse ainda, que lá no HDT, o jovem passará por uma bateria de exames realizados pelo Laboratório Central do Estado de Goiás, e mesmo que nestes exames dê positivo, ele ainda será considerado como suspeito, pois, para ser confirmado que a pessoa esteja infectada pelo novo coronavírus, é exigido uma contraprova de exame.
CASO DESCARTADO
No momento em que estávamos finalizando o texto, recebecemos a ligação do Diretor da UPA de Catalão, Rosângelo Pereira da Silva, nos informando que o rapaz já teria passado pelos exames no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, e que foi descartado a infecção do novo Cornavírus no paciente, afirmando ainda que ele agurdava veículo para retornar para a cidade de Catalão.
CATALÃO ESTÁ PREPARADA PARA CASOS DE CORONAVÍRUS
O Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, disse que mesmo com todo esse alarme, e que realmente carece de atenção, sua maior preocupação ainda é com os casos de dengue e sarampo, pois o sarampo a incidência de mortes causadas por essas doenças serem bem maiores. Porém, o responsável pela saúde de Catalão, afirmou que caso se confirme casos em cidade, as estruturas dos hospitais de Catalão estariam preparadas para receber esses pacientes, citando a Santa Casa de Misericórdia, onde ele afirma que existe leitos de isolamentos, o mesmo que dispõe os hospitais particulares da cidade, afirmando ainda a competência de um professional médico do município, especialista em infectologia, que é o Dr. Franco Nero.
FONTE-BLOG DO BADIINHO
Escrito por: Badiinho Filho








