Home Goiás PF mira suspeitos de golpes contra clientes da Caixa Econômica em Goiás com a operação “Falsa Ajuda”

PF mira suspeitos de golpes contra clientes da Caixa Econômica em Goiás com a operação “Falsa Ajuda”

by Rosana

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de terça-feira, 18 de março de 2025, a operação “Falsa Ajuda” para desarticular uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em clientes da Caixa Econômica Federal. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Senador Canedo (GO), Brasília (DF) e Novo Oriente (CE).

O grupo criminoso atuava abordando clientes em terminais de autoatendimento, simulando prestar auxílio. Após a vítima utilizar o caixa eletrônico, os golpistas apresentavam um falso comunicado da Caixa, informando sobre a necessidade de trocar a senha do cartão. Durante o suposto auxílio, os criminosos realizavam manobras rápidas para obter a nova senha e, sem que a vítima percebesse, trocavam o cartão. De posse do cartão verdadeiro e da senha, realizavam saques, transferências e compras fictícias utilizando maquinetas de cartão em posse do grupo.

As investigações apontam que, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o grupo lesou pelo menos dez clientes da Caixa em Goiás, todos idosos. Há indícios de que os criminosos também tenham atuado contra clientes de outros bancos, conforme cartões apreendidos na operação.

Os suspeitos responderão pelos crimes de organização criminosa e furto qualificado mediante fraude. A operação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal, da Polícia Militar de Goiás e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Goiás, Distrito Federal e Ceará.

A PF alerta para que os clientes de instituições financeiras fiquem atentos a abordagens suspeitas e sempre desconfiem de pessoas que se oferecem para ajudar em operações bancárias, especialmente em caixas eletrônicos.

 

You may also like

Leave a Comment