O ex-presidente da República Michel Temer foi preso pela Operação Lava Jato na manhã desta quinta-feira, 21 de março. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, responsável pela operação na 7ª Vara pelo Rio de Janeiro, e também tem como alvo o ex-ministroMoreira Franco. O ex-presidente estava em São Paulo, quando foi detido. A prisão tem relação com a operação Radioatividade, um desmembramento da Lava Jato, que apura o pagamento de propina a dirigentes da Eletronuclear desde 2015. Michel Temer já havia sido denunciado em dezembro na Lava Jato, em um processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF), por lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva em um caso envolvendo o setor portuário de Santos. Ao deixar a Presidência, em janeiro deste ano, Temer perdeu o direito ao foro privilegiado e seus processos foram remetidos para a primeira instância. O ex-presidente tem ao menos outras cinco investigações abertas.
Catalão
LL
A Prefeitura de Catalão através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), departamento de educação ambiental, realizará na próxima quinta-feira (21), importante evento em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado todos os anos em 22 de março. As atividades estão previstas para acontecer a partir das 9 horas da manhã, na margem direita da Represa do Clube do Povo (lado oposto à secretaria de Esportes).
De acordo com a programação cerca de 150 alunos da Escola Municipal Frei João Francisco participarão. O cronograma começa com a apresentação de um filme documentário sobre a importância de se economizar água. Na sequência, haverá outro documentário que é na verdade uma carta escrita de 1970 elucidativa que trata do cuidar dos recursos hídricos. Terá ainda apresentação da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) da ETA (Estação de Tratamento de Água) em miniatura, apresentação musical por parte dos alunos da escola e até distribuição de panfletos educativos (cartilha ambiental).
O evento será finalizado com o plantio de 17 mudas de Ipês às margens da Represa do Clube do Povo.
#prefeituradecatalão #DiaMundialDaÁgua
Aconteceu hoje, 18, no final da tarde, o início do curso para Recepcionistas na cidade de Ouvidor. O treinamento, bancado pelos cofres municipais, tem como público, os servidores municipais e será ministrado por profissionais do SENAC.
O prefeito Onofre Galdino e a primeira dama, Vivian participaram do momento e destacaram a importância da iniciativa. Galdino fez questão de destacar que a profissionalização é exigência do mercado na atualidade, por isso, o empenho da administração em reunir o maior número de servidores. Estão inscritos no curso que terá 4 etapas, 21 servidores de vários órgãos do município.
O objetivo, de acordo com ele, é melhorar ainda mais o atendimento ao público nos setores da prefeitura.
O Tribunal de Contas dos Municípios Goianos (TCM/GO) divulgou recentemente o Ranking Geral da Despesa de Pessoal, relativo ao 3º quadrimestre de 2018. Dentre as 246 cidades do estado, Catalão aparece na 4ª posição no ranking entre as melhores em gestão de gastos com pessoal.
A Lei determina que os municípios (prefeitura e câmara) gastem no máximo 60% da receita corrente líquida (RCL) com a folha. O limite prudencial é 57% da RCL.
Com a divulgação e resultado do ranking que coloca Catalão em evidência o Prefeito Adib Elias destacou: “Apesar da queda da arrecadação nos últimos dois anos, a administração tem feito de tudo para manter o equilíbrio financeiro e fiscal do município. E esse esforço é o que garante que Catalão continue fazendo investimentos em várias áreas da cidade”.
A ponte sobre o Ribeirão Ouvidor, localizada na zona rural do município, será reconstruída, graças à parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa CMOC. A expectativa é de que em até 40 dias, a obra seja entregue.
O lançamento aconteceu hoje (18) pela manhã. O prefeito Onofre Galdino recebeu autoridades municipais e de toda região, além da comunidade em geral e representantes da mineradora, assim como da empresa que construirá a nova ponte. A coordenadora de Gestão Social da empresa, Diana Felipe Mendes, falou em nome do grupo e destacou a importância dessa parceria firmada com o município.
A ponte que existe foi construída há anos e fica na antiga estrada que liga Ouvidor a Catalão. Atualmente, ela é utilizada pelos moradores daquela região e para o escoamento da produção. A nova estrutura dará segurança e tranquilidade a quem precisa transitar pela região.
Confira as Fotos:
O último sábado (23) foi diferente e com várias atividades gratuitas voltadas para todos os moradores do Distrito de Pires Belo. Em comemoração aos 79 anos da comunidade, a Prefeitura de Catalão através da secretaria de Saúde, secretaria municipal de Esportes e a Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, levaram alegria, entretenimento e ações de utilidade pública visando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos.
Desde as 8 horas da manhã várias equipes se dividiam no atendimento à população. Dentro da Unidade Básica de Saúde José Rodrigues da Cruz duas médicas fizeram um mutirão de atendimentos. Consultas foram realizadas ao longo de todo o dia sem necessidade de agendamento. Bastava chegar na unidade para ser atendido e não houve fila de espera. Além de uma médica clínica geral, uma ginecologista fazia a coleta de exame preventivo e avaliação completa da saúde da mulher.
Concomitantemente, na área externa da Unidade Básica eram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre suplementação de Vitamina A, triagem de dependentes de nicotina para encaminhamento e tratamento especializado e tinha até distribuição de preservativos (masculino e feminino). Também foram realizadas oficinas de artesanato além de desenho e pintura infantil. A criançada também se divertiu no trenzinho da alegria que andou por todo o distrito.
No período da tarde, professores da Secretaria de Esportes mostraram que o cuidado com a saúde caminha lado a lado com a saúde do corpo. E dessa forma, atividades físicas com aulões de dança e outros mais foram realizados.
A dona de casa Marilaine Martins Arruda, moradora de Pires Belo, acordou cedo e com o filho foi aproveitar. Enquanto o garoto brincava, participava das oficinas e se divertia, ela passou pela consulta médica, fez todos os exames e colocou os cuidados com a saúde em dia. “Maravilhoso isso aqui. Uma oportunidade muito boa da gente fazer um check up médico e até pras nossas crianças brincarem. Tudo muito diferente, muito movimento pra nossa comunidade e torcemos para acontecer mais vezes”, destacou Marilaine Martins.
De acordo com o Prefeito Adib Elias, essa iniciativa foi pensada justamente na população e o resultado, com participação maciça da comunidade serviu para incentivar outros mutirões. “Pires Belo merece toda nossa atenção. Ficamos muito felizes de ver as pessoas participando e mais do que isso, em ver alegria estampada no rosto de cada cidadão, de cada criança. Sabemos que Pires Belo tem uma importância muito grande na história de Catalão, por tudo que produz e representa. De forma que parabenizamos o distrito pelos seus 79 anos e desejamos a essa comunidade que continue crescendo e se destacando, aproveitando cada nova oportunidade e contando sempre com o apoio do poder público municipal”, destacou Adib Elias.
Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!
Pires Belo
O distrito de Pires Belo, um dos distritos do Município de Catalão (GO), localiza-se a 36 km desse município. Sua economia baseia-se na agricultura e agropecuária familiar, principalmente com plantio de soja, milho e tomate, além da exploração Pedreira de afloramento granito tipo Ipamerí. A população do distrito, segundo dados do IBGE é de 1.500 habitantes.
O distrito de Pires Belo surgiu como povoado em meados de 1940 com a construção de um rancho ao lado de uma estrada chamada “Estrada do Couro”, atual Rodovia Federal BR-050. Segundo os moradores mais antigos da Vila, logo no início do povoamento foi doado um terreno por um fazendeiro da região, o senhor Gervásio Mariano de Mesquita, para a construção de uma igreja, atual Igreja de São Sebastião localizada às margens da BR-050, fator importante para a formação do povoado. Além da Igreja Católica, foi doado um terreno para construção do grupo escolar para atender aos filhos dos moradores.
A localização do povoamento, ao lado de uma Rodovia Federal facilitou seu desenvolvimento como ponto de comércio, fato que levou a ser conhecido durante vários anos, como o povoado ‘Vendas’. Este representou o ponto de abastecimento de fazendeiros da região com produtos de primeira necessidade que não eram produzidos nas fazendas, além de ponto de encontro, principalmente por motivos religiosos. O povoado de Pires Belo elevou-se a distrito de Catalão em 26 de fevereiro de 1997, conforme estabelecido pela Lei Municipal Nº 1.594/1997.
SECOM – Prefeitura de Catalão
LL







































